Quem é o youtuber expulso da UNB por gravar aulas e por que foi condenado
Antes da expulsão, ele já havia sido suspenso da universidade por 60 dias

Foto: Reprodução/YouTube
O youtuber Wilker Leão de Sá foi expulso da UNB (Universidade de Brasília), onde cursava história, por gravar aulas sem autorização e debochar dos colegas e professores em publicações na internet.
Wilker se autointitula "questionador" na internet. Formado em direito, ele afirma que suas publicações têm o objetivo de "abrir os olhos" dos seguidores para a verdade.
No canal com mais de 940 mil inscritos, ele compartilha os vídeos que motivaram a expulsão dele da UNB. As gravações trazem questionamentos aos professores, parlamentares e apoiadores do PT (Partido dos Trabalhadores) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Antes da expulsão definitiva, o youtuber foi impedido de frequentar a instituição por 60 dias pela primeira vez em dezembro de 2024. Ao voltar às aulas, ele foi novamente suspenso pelo mesmo período em março. A universidade afirma que Wilker "foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula".
Em agosto, Wilker Leão foi condenado por difamação e injúria contra o professor Estevam Thompson. O juiz do caso reconheceu a irregularidade das gravações sem consentimento do docente e dos alunos e determinou ao youtuber o cumprimento de uma prisão de dois anos e três meses em regime aberto.
O estudante classifica a decisão da universidade como "absurda" e afirmou que vai recorrer da decisão.