Rádio Brado chega a 80 mil ouvintes e tem planos para o FM
O Farol da Bahia conversou com o fundador da rádio online

Foto: Reprodução
Inaugurada em outubro de 2020 e entitulada a primeira rádio conservadora do Brasil, a Brado Rádio tem feito sucesso na Bahia.
Com sede em Salvador e programação transmitida através de aplicativo, site oficial e YouTube, a rádio digital planeja agora ampliar seu alcance o rádio FM e transformar a comunicação baiana com uma linguagem ácida, jovem e inteligente.
O Farol da Bahia conversou com o fundador da Brado Rádio, Thimoteo Oliveira e o resultado você confere à baixo.
Como surgiu a rádio Brado?
- A rádio Brado surgiu da necessidade de um veículo, não digo conservador, apesar do nosso slogan ser a primeira rádio conservadora do Brasil, mas nós somos uma rádio sem ideologia. Nós falamos dos fatos e eu acompanhava a necessidade de uma rádio que fizesse esse trabalho na Bahia, principalmente na capital. Eu já tive experiência com televisão, com rádio e desde o início de 2020 a gente tinha esse desejo de começar a rádio e em outubro nos começamos.
Vocês se intitulam a primeira rádio conservadora, como é a recepção do ouvinte soteropolitano?
- A recepção do ouvinte soteropolitano é maravilhosa. Surpreendendo todas as expectativas. O povo baiano todo ouve. Nós temos uma audiência muito pulverizada. Já recebi e-mails de muitas cidades. Obviamente Salvador, temos uma audiência maior. Mas também muitos ouvintes do Rio Grande do Sul, do Norte ao Sul, em todas as capitais e a recepção muito agradável. As pessoas têm elogiado muito o nosso trabalho, graças à Deus tem fluido bem.
Qual a média de ouvintes?
- A média de ouvintes, durante os programas, é de 3.500 a 4.000 ouvintes simultâneos, nos nossos programas jornalísticos. Durante o final do dia temos uma programação musical, aí somamos uma média de 80 mil ouvintes por dia. E no YouTube nós temos por dia 5 mil, 6 mil ouvintes.
O que vocês acreditam que seja o diferencial, além do conservadorismo? Algum programa? Linguagem?
- O diferencial é nossa transmissão de vídeo com muita qualidade. Quem nos assiste pela primeira vez elas sempre notam a qualidade. A gente recebe inclusive muitos currículos, as pessoas imaginam que a gente tem um recurso muito grande para fazer nosso trabalho por vídeo, que é de muita qualidade mas é por causa da nossa competência. Trabalhamos por muito tempo no áudio visual então conhecemos.
Hoje a rádio funciona com quantos programas? É 24 horas? Todo o conteúdo é voltado para jornalismo?
-A rádio funciona 24 horas. Temos dois programas que acontecem ao vivo. Um às 09:00 e outro às 19:00, esses programas são reprisados durante o dia e em breve teremos outros programas jornalísticos que começaram às 07:00.
Existem planos para ampliar o que já é feito na rádio para outros meios de comunicação?
- Temos um projeto com um rádio FM para transmitir os nossos programas aqui em Salvador e região metropolitana. Mas a nossa audiência é muito maior. Ela surpreende como rádio digital. Mas recebemos muitos feedbacks positivos de todo o Brasil. Já tivemos quase 6 mil downloads do aplicativo, fora as pessoas que ouvem no site e assistem no YouTube.