Radioatividade em Chernobyl é 'anormal', diz agência

Diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear iniciou visita de dois dias à Ucrânia

Por Da Redação
Ás

Radioatividade em Chernobyl é 'anormal', diz agência

Foto: Reprodução

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, disse nesta terça-feira (26), durante conversa com jornalistas, que nível de radioatividade na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, é "anormal" e subiu depois que as tropas russas ocuparam a área. Grossi iniciou hoje uma visita de dois dias ao país, em meio aos temores de que a guerra em regiões próximas a usinas ucranianas possa gerar novos acidentes nucleares.
 
"Sobre o nível de radioatividade, eu diria que é anormal. Houve momentos em que os níveis subiram, devido à movimentação de equipamento pesado que as forças russas trouxeram para cá e quando saíram. Temos feito monitoramento diário", disse Grossi.

O diretor-geral também condenou a ocupação por parte das forças russas por várias semanas da usina, como "muito, muito perigosa". "A situação foi absolutamente anormal e muito, muito perigosa", afirmou. Na Ucrânia, Grossi está acompanhado de especialistas "para entregar equipamentos vitais", como dosímetros e roupas de proteção, e fazer "controles radiológicos e outros". Esses especialistas devem "reparar os sistemas de vigilância remota, que pararam de transmitir dados para a sede" da AIEA, em Viena, na Áustria, logo após o início da guerra.
 
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.