Radioca realiza lives para debater pautas do setor musical

Parte do projeto “Rede Radioca – NoSSAs Casas”, atividades reúnem Dani Ribas, Evandro Fióti, Felipe Cordeiro, Melina Hickson e gestores de espaços culturais de Salvador

Por Michel Telles
Às

Radioca realiza lives para debater pautas do setor musical

Foto: Pedro Margherito

Nesta semana, o projeto “Rede Radioca – NoSSAs Casas” coloca em pauta, em três eventos públicos com transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube (www.youtube.com/festivalradioca), assuntos de interesse do setor musical na atualidade. Realizada pelo Radioca, frente de movimentação da música contemporânea brasileira na Bahia e reconhecido como um dos principais promotores desta cena em nível nacional, a programação promove a palestra “O que as pesquisas sobre mulheres na música têm a nos dizer?”, com Dani Ribas (SP), na terça-feira, 30 de março; o bate-papo “Empresariamento artístico”, com Evandro Fióti (SP) -Foto acima-, Felipe Cordeiro (PA) e Melina Hickson (PE), na quinta, 1º de abril; e o debate “Como estão as NoSSAs casas? Encontro de gestores de espaços de música de Salvador”, com profissionais da capital baiana. Todas as lives se iniciam às 19h.

Na palestra “O que as pesquisas sobre mulheres na música têm a nos dizer?”, Dani Ribas (SP), doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural, apresenta pesquisa que traz uma nova perspectiva para a discussão sobre equidade de gênero no setor musical no Brasil. Além de demonstrar com números as barreiras de acesso e desenvolvimento profissional impostos às mulheres e o perfil das trabalhadoras, é feita uma análise sobre as condições de trabalho. Um dos tópicos é a informalidade na área; outro é a relação entre horas trabalhadas, renda, escolaridade e comprometimento com a carreira.

Já o bate-papo “Empresariamento artístico” reúne o agenciador e artista Evandro Fióti (SP), o artista Felipe Cordeiro (PA) e a produtora e agenciadora Melina Hickson (PE) para entender o campo do agenciamento de carreira e empresariamento artístico no Brasil. Os participantes falam de suas experiências e de inovações, tratando de temas como funções exercidas, captação e geração de recursos para sustentabilidade, desafios do setor e amostragem de cases.

Por fim, o debate “Como estão as NoSSAs casas? Encontro de gestores de espaços de música de Salvador” convida um diverso time de gestores da cidade para esta reflexão. Anderson Dentinho (Trapiche Barnabé), Cadu Mesias (Bombar), Maurício Assunção (Teatro Gamboa), Rose Lima (Teatro Castro Alves) e Vince Athayde (Commons) buscarão responder a perguntas como: qual o impacto que as casas de shows sofrem quando as aglomerações estão suspensas? O que significa o fechamento desses espaços num futuro pós-pandêmico? Neste encontro inédito, saberemos como eles estão enfrentando o momento e quais os seus planos.

O “Rede Radioca – NoSSAs Casas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

CAMPANHA #EuAbraçoNoSSAsCasas – Numa atualidade que representa a maior crise social da contemporaneidade e que determina muitos desafios para o campo da cultura, o Radioca foca o olhar não apenas nos artistas, mas também nas casas de shows, fortemente impactadas por todos os prejuízos percebidos na indústria musical nesta temporada. É considerando a interrupção de atividades, que perdura há um ano, que a atenção às casas surge: qual a importância delas? Como elas têm sobrevivido? Como permanecerão? Quantos palcos encontraremos ativos pós-pandemia? Como estará a cena musical da capital baiana e que lugares os públicos poderão frequentar neste futuro que esperamos ser próximo? Que perdas simbólicas e efetivas para a vida cultural, social e econômica as portas fechadas vão representar? Em busca destas respostas, o “Rede Radioca – NoSSAs Casas” provoca a atenção pública e reúne quatro espaços de Salvador para representar o setor, selecionados pela diversidade de seus perfis, atuações e regiões onde se localizam: Casa da Mãe (Rio Vermelho), Mercado Iaô (Ribeira), Senzala do Barro Preto (Curuzu) e Teatro Gamboa (Aflitos). Serão eles os beneficiados pela campanha #EuAbraçoNoSSAsCasas, disponível em www.radioca.com.br/nossascasas até 4 de abril, onde as pessoas sensibilizadas pela causa e com condições de colaborar podem fazer doações de valores entre R$ 10 e R$ 1 mil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário