Rainha Elizabeth II nomeia Tony Blair como Sir
O agora 'Cavaleiro Companheiro' deixou cargo de primeiro-ministro há 14 anos

Foto: Reprodução/Getty Images
A Rainha Elizabeth II decidiu, neste sábado (1º), nomear o ex-primeiro-ministro do Trabalho do Reino Unido, Tony Blair, como "Sir" na lista de homenagens de Ano Novo. Ele deixou o cargo há 14 anos.
A decisão de enobrecer Sir Tony passou por debates ao longo dos últimos anos. Agora, o ex-primeiro-ministro foi nomeado como Cavaleiro Companheiro da Mais Nobre Ordem da Jarreteira, a mais antiga Ordem de Cavalaria britânica.
Todos os outros primeiros-ministros antes dele, exceto um, foram nomeados poucos anos após deixar o cargo, ao contrário de Tony, que esperou mais. Sir John Major, antecessor de Sir Tony, havia sido o último a receber a homenagem.
Há rumores de que uma relação conflituosa entre a rainha e Sir Tony durante os anos de serviço tenha feito com que o título dele demorasse mais a ser entregue.
"É uma imensa honra ser nomeado Cavaleiro Companheiro da Mais Nobre Ordem da Jarreteira, e estou profundamente grato a Sua Majestade a Rainha", afirmou Blair.
"Foi um grande privilégio servir como primeiro-ministro e gostaria de agradecer a todos aqueles que serviram ao meu lado, na política, no serviço público e em todas as partes de nossa sociedade, por sua dedicação e compromisso com nosso país", concluiu.