• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Reconhecimento Facial da SSP-BA ajuda na prisão de mais de 1.300 foragidos no primeiro semestre de 2025

Reconhecimento Facial da SSP-BA ajuda na prisão de mais de 1.300 foragidos no primeiro semestre de 2025

A tecnologia está presente em Salvador e em mais de 80 municípios

Por Da Redação
Às

Reconhecimento Facial da SSP-BA ajuda na prisão de mais de 1.300 foragidos no primeiro semestre de 2025

Foto: Vitor Barreto/ Ascom SSP

Entre janeiro e junho de 2025, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) auxiliou na prisão de 1.316 foragidos da Justiça. A ferramenta, que desde 2019 já contribuiu para a captura de 3.702 pessoas, é utilizada em Salvador e em mais de 80 cidades do estado.

A tecnologia foi aplicada em eventos de grande porte como o Festival Virada Salvador, Carnaval, Micareta de Feira de Santana e festejos juninos. Nessas ocasiões, foram identificados e presos 98 criminosos. No Carnaval, 55 suspeitos foram localizados a partir das câmeras instaladas nos Portais de Abordagem. Outros 13 foram identificados na Micareta e 26 durante os festejos juninos. Quatro prisões ocorreram na virada do ano.

De acordo com a SSP, “34% dos capturados respondem por dívida de pensão alimentícia, 22% por roubo, 13% por homicídio e 10% por tráfico de drogas”. Também foram presos indivíduos por crimes como estupro (6%), furto (3%) e porte ilegal de arma de fogo (2%).

A prisão mais recente ocorreu na capital baiana, quando uma mulher procurada por tráfico de drogas foi localizada pelas câmeras do sistema e encaminhada à Polinter.

O levantamento também aponta um crescimento nas prisões realizadas pelas forças de segurança no estado. Nos seis primeiros meses de 2025, as polícias Civil e Militar efetuaram 11.247 prisões, aumento de 19,6% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 9.407 detenções. Isso representa, em média, 62 prisões por dia.

Entre os capturados, estão 30 lideranças de organizações criminosas, sendo 17 localizadas fora da Bahia. Oito integrantes do Baralho do Crime da SSP também foram presos, resultado de ações integradas entre forças estaduais e federais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário