Recorde de mortes aproxima Brasil do grupo dos dez mais afetados pelo coronavírus

Pico da doença deve acontecer no inicio de maio, diz Ministério da Saúde

[Recorde de mortes aproxima Brasil do grupo dos dez mais afetados pelo coronavírus]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O registro de 114 mortes entre segunda e terça em decorrência do coronavírus colocou o Brasil em um perigoso ranking: o dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou 667 mortes e um total de 13.717 casos oficiais confirmados. Apenas o estado de Tocantins não contabilizou mortes. O que preocupa na aproximação do Brasil desses países é a confirmação de que a crise gerada pelo coronavírus está em curva de crescimento.

O Ministério da Saúde estima que o Brasil entre daqui um mês na fase de aceleração descontrolada de casos do coronavírus, o início desta etapa está previsto ocorrer entre 4 e 10 de maio. A partir da fase de aceleração, o país deve começar a caminhar rumo ao pico de casos, previsto para o início de junho. A quantidade de casos de coronavírus deve começar a desacelerar a partir de meados de junho. A projeção torna ainda mais urgente a preocupação com a escassez de leitos de UTI, equipamentos, a sobrecarga do sistema de saúde, além dos impactos da pandemia na economia.

As próximas semanas serão desafiadoras não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina, afirmou a diretora da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), ressaltando que tudo vai depender do cumprimento das medidas para evitar os contágios e dos recursos disponíveis. "A situação vai piorar antes de melhorar, e todos precisamos estar preparados para as próximas semanas que serão ainda mais difíceis", afirmou Carissa Etienne, titular do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!