Redução no reforço da quarentena pode antecipar colapso de hospitais, aponta levantamento

O número de mortes no Brasil triplicaram em comparação com a semana passada

[Redução no reforço da quarentena pode antecipar colapso de hospitais, aponta levantamento]

FOTO: Divulgação

A redução no reforço da quarentena pode antecipar, dentro de duas semanas, um colapso no atendimento em hospitais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo um levantamento feito pelo O Globo, o estado de São Paulo, epicentro do vírus no país com oito mil casos e mais de 500 mortes, o número de atendimentos nas unidades de saúde poderão perder a capacidade em dez dias caso a população não siga as recomendações de isolamento social. No final de março, 69% da população do estado adotou a medida de quarentena. Já na última quinta (9), o número reduziu para 47%.

>> São Paulo terá colapso na saúde até o dia 19 de abril, revela estudo

Na última semana, o número de casos confirmados e mortes no Brasil pelo novo coronavíurus multiplicaram significativamente. O número de mortes, que chegaram a mil na sexta-feira (10), é considerada como três vezes maior do que as registradas na sexta-feira passada, quando eram 359. Já a quantidade de contaminações passou de 9.056 para 19.638 no mesmo período.

A informação sobre um possível colapso no sistema de saúde também foi informado pelo ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta durante uma entrevista coletiva que ocorreu em março. Segundo o ministro, as unidades de saúde poderiam ter dificuldades para atender a população no final de abril.

Já no Rio de Janeiro, 65% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) já estão ocupadas. Segundo o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, a rede estadual possui capacidade para até 16 mil internações e caso haja uma aceleração dos casos, a infecção pode atingir de 40 mil a 50 mil pessoas, ficando incompatível com a capacidade total.

Segundo o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, as vagas na UTI da rede pública estadual podem esgotar daqui a três dias (14), e os respiradores, no dia 28.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Prefeituras-Bairro seguem com serviço de regularização eleitoral até dia 8]

Alistamento, transferência do título de eleitor para Salvador e revisão de dados eleitorais estão entre os serviços oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!