• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Referência em cuidados paliativos pelo SUS, 'hospital das despedidas' completa seis meses em Salvador

Referência em cuidados paliativos pelo SUS, 'hospital das despedidas' completa seis meses em Salvador

No Hospital Estadual Mont Serrat, não há UTI nem equipamentos de reanimação

Por Da Redação
Ás

Referência em cuidados paliativos pelo SUS, 'hospital das despedidas' completa seis meses em Salvador

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

O primeiro e único hospital dedicado aos cuidados paliativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) completou seis meses de funcionamento na terça-feira, 1º de julho. Com um histórico de mais de 700 pacientes atendidos e conhecido como o “hospital das despedidas”, a unidade de saúde estadual funciona em um casarão do século XIX no bairro do Monte Serrat, em Salvador, na região da Cidade Baixa.

Antes funcionava no local o Hospital Couto Maia, especializado em doenças infectocontagiosas. Em 2019, o imóvel chegou a ser ocupado por famílias e movimentos sociais, mas acabou reintegrado ao Estado e ganhou novo sentido em janeiro deste ano.

Na unidade, não há UTI nem equipamentos de reanimação. Em vez disso, os profissionais cuidam da dor, do sofrimento e das emoções, respeitando os desejos e histórias de cada pessoa. O hospital também não realiza eutanásia, mas adota a ortotanásia, abordagem que consiste em aliviar os sintomas sem apressar ou prolongar a morte.

Serviços e profissionais

O Hospital Mont Serrat conta com 70 leitos clínicos de enfermaria, sendo 7 pediátricos e 63 para adultos. Atualmente, 57 deles estão ocupados.

A unidade tem 344 colaboradores, incluindo 86 médicos, o que possibilita o atendimento de mais de 2 mil pacientes por mês, em diversas especialidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.