Reforma tributária propõe 'cashback' no botijão de gás para os mais pobres
Senador Eduardo Braga apresenta complemento ao parecer com medidas para direcionar redução tributária

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou nesta terça-feira (7) um complemento ao parecer da reforma tributária, que traz uma inovadora proposta de "cashback" para os mais pobres, a ser aplicada na compra de botijões de gás. O mecanismo foi desenvolvido com base em uma emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e tem como objetivo direcionar a redução tributária para as camadas mais necessitadas da população.
O novo artigo do projeto contempla tanto o "cashback" para a energia elétrica quanto para o botijão de gás. A ideia é que o cálculo e a devolução desses valores possam ocorrer já no momento da cobrança dos serviços, tornando o sistema tributário mais progressivo e benéfico para os brasileiros de baixa renda.
O mecanismo do "cashback" para itens da cesta básica também faz parte da reforma tributária, demonstrando um esforço para tornar o sistema mais justo e adequado às necessidades dos mais vulneráveis.
O parecer de Braga está programado para ser votado ainda nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com a intenção de implementar essas medidas o mais rápido possível e contribuir para a melhoria das condições de vida dos brasileiros que mais precisam.


