Reguladora dos EUA atesta eficácia de vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19

País deve aprovar imunizante ainda nesta semana

[Reguladora dos EUA atesta eficácia de vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19]

FOTO: Dado Ruvic / REUTERS

De acordo com um relatório divulgado pela Food And Drug Administration (FDA), reguladora sanitária dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (24), a vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é segura e eficaz. De acordo com a agência americana, nos testes clínicos a eficácia da vacina contra casos graves da doenças foi de 85,9% nos Estados Unidos, 81,7% na África do Sul e 87,6% no Brasil. Sete mortes pela doença foram registradas entre voluntários do grupo placebo, e nenhuma entre os que receberam a vacina. 

O relatório aponta ainda uma eficácia geral de 72% nos Estados Unidos e 64% nos voluntários da África do Sul, 7% a mais do que o cálculo divulgado pela farmacêutica em janeiro. Nos estudos globais da farmacêutica, que envolveram 44 mil voluntários em diversos países, incluindo o Brasil, a taxa foi de 66%.

Ainda segundo a análise da reguladora, o imunizante pode reduzir a disseminação do coronavírus 14 dias após a imunização. A avaliação da agência abre caminho para a aprovação da aplicação do imunizante no país. Na próxima sexta-feira (26), um painel independente da FDA se reunirá para deliberar sobre o pedido de uso emergencial. A dependência de apenas uma dose torna o imunizante da J&J, desenvolvido em parceria com a subsidiária belga Janssen, um ativo estratégico para diversos países no momento em que estoques ainda representam um desafio, mesmo para nações mais ricas. 

Nos EUA, a fórmula é vista como uma saída para acelerar a imunização da população e, consequentemente, a superação da epidemia que já matou meio milhão de americanos. Caso o painel de especialistas independente vote a favor da liberação da vacina, a FDA pode autorizar seu uso já no sábado.

A Johnson & Johnson pretende entregar 20 milhões de doses encomendadas pelos EUA até o fim de março. A previsão é que, ao todo, 100 milhões de unidades cheguem ao país até o fim de junho. Em todo o mundo, a companhia americana almeja fornecer um bilhão de doses. A farmacêutica americana solicitou, na semana passada, sua inclusão na lista de uso emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!