Relator de MP quer retirar trecho que permite despacho gratuito de bagagens

Senador Carlos Viana defende que cobranças de bagagens devem ser mantidas no Brasil

[Relator de MP quer retirar trecho que permite despacho gratuito de bagagens ]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O relator no Senado Federal, da Medida Provisória (MP) que altera regras do setor aéreo, Carlos Viana (PL-MG), informou à lideranças do plenário que visa retirar do texto a proibição para cobrança de bagagens despachadas.

Segundo o senador, as mudanças no texto feitas na Câmara dos Deputados, que trazem a possibilidade dos passageiros despacharem bagagens sem cobrança adicional violariam acordos firmados pelo Brasil.

Além disso, Viana aponta que, atualmente, empresas aéreas conseguem operar um voo com 14 pessoas a menos do que antes. Assim, segundo ele, caso os despachos voltem a ser gratuitos, os custos devem subir.

Como solução para redução do preço das passagens, o relator propõe a realização de um projeto que permita aeronaves estrangeiras trafegarem no Brasil sem um prefixo nacional. O senador, no entanto, afirma que a abordagem não se encaixaria, ainda assim, dentro da medida provisória.

O Senado, no entanto, tende a manter a alteração feita pela Câmara. Como argumento, as lideranças apontam que, em pleno ano eleitoral, manter a cobrança impopular não seria possível.

A medida provisória que altera regras foi aprovada na Câmara dos Deputados com a modificação. Durante discussão, os parlamentares acrescentaram na MP a retomada da gratuidade no despacho de bagagens, já que outra tentativa havia falhado em 2019.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!