Relatores do Fundeb criticam nova proposta do governo para o Renda Cidadã
Deputada Professora Dorinha classificou a proposta como 'ilegal'

Foto: Reprodução
Os relatores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Senado Federal e na Câmara dos Deputados direcionaram críticas a nova proposta do governo para o projeto Renda Cidadã, de transferir recursos do Fundeb para investir no programa social.
Em entrevista ao Globo, o relator do Fundeb no Senado, Flavio Arns (Podemos-PR), classificou o projeto como "absurdo completo, lastimável e impensável". "Eu diria que as chances de aprovar uma matéria dessa natureza é muito difícil no Senado e na Câmara. Todo mundo votou na Câmara justamente o contrário e agora vão querer mudar tudo. A chance de ser aprovada é difícil", analisou Arns.
Já a deputada e relatora do Fundeb na Câmara, Professora Dorinha (DEM-TO), disse que a proposta é ilegal porque não é permitido direcionar verbas da educação para assistência social.
"Lá na década de 70, talvez até 80, era possível fazer asfalto a dois quilômetros da escola, na porta da escola, e colocar como recurso da educação. Esse tempo já passou e passou muito. Quando a educação funciona, eu estou fazendo uma enorme mudança na situação de vulnerabilidade de uma família. Acho que há uma falta de compreensão da importância da educação para esse desenvolvimento, e esse é o ponto mais lamentável", criticou.