Relatório da IFI projeta queda da inflação em 5,8% para final de 2022

Apesar da redução na alta de preços, os índices ainda estão acima do teto da meta

Por Da Redação
Ás

Relatório da IFI  projeta queda da inflação em 5,8% para final de 2022

Foto: Agência Brasil

O relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI), divulgado pelo Senado Federal nessa quarta-feira (19), projetou queda de 5,8% na inflação até o final de 2022 , podendo chegar a 4,8% no ano que vem. De acordo com a IFI, apesar da redução na alta de preços, os índices ainda estão acima do teto da meta da inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para 2022, conforme definido pelo CMN, o centro da meta da inflação é de 3,5%, podendo variar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o teto do indicador para esse ano é de 5%. Já para o próximo ano, o centro da meta é de 3,25%, sendo o teto 4,75%. Com uma alta acumulada de 7,17% nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é usado para observar tendências de inflação, registrou variação de -0,29% em setembro. 

O Comitê de Política Monetária (Copom) projetou a inflação em 5,8% para 2022, 4,6% para 2023 e 2,8% para 2024. Segundo o Comitê, a incerteza em torno das projeções é alta e a variância do balanço de riscos para a inflação prospectiva é maior que a usual. Além da queda da inflação, as projeções da IFI mantiveram um crescimento do PIB para 2022 em 2,6%. Segundo o instituto, a projeção se manteve diante dos sinais de menor crescimento da atividade econômica durante o terceiro trimestre deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário