• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Relatório do FMI alerta para risco de turbulência nos mercados com incerteza sobre pandemia

Relatório do FMI alerta para risco de turbulência nos mercados com incerteza sobre pandemia

Dados revelam uma desconexão entre as Bolsas e a realidade da economia mundial afetada pelo coronavírus

Por Da Redação
Às

Relatório do FMI alerta para risco de turbulência nos mercados com incerteza sobre pandemia

Foto: Reprodução

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta quinta-feira (25) que as recentes altas expressivas nas Bolsas de valores, que mostram uma "desconexão" com a contração da economia mundial devido à pandemia do coronavírus, são uma fonte "tremenda" de incerteza e uma ameaça à recuperação da economia global.  

Em Relatório de Estabilidade Financeira, o FMI informa que os mercados de ações e outros ativos de risco podem sofrer uma segunda queda se o coronavírus se espalhar mais amplamente, as quarentenas forem retomadas ou as tensões comerciais aumentarem novamente, disse a entidade. 

Os mercados tiveram uma queda em tempo recorde no início deste ano, afetados pela chegada da pandemia e dos lockdowns, mas se recuperaram amplamente da baixa de 23 de março.

De acordo com o relatório, desde então muitos mercados se beneficiaram da enorme quantidade de ajuda injetada por vários governos e aumentaram as perspectivas de que a recuperação será rápida, apesar de os dados sobre a confiança do consumidor mostrarem uma realidade mais pessimista.

"Surgiu uma desconexão entre o otimismo do mercado financeiro e a evolução da economia global", afirmou o FMI. A desconexão "aumenta o risco de outra correção nos preços dos ativos de risco".

Na quarta-feira (24), o FMI fez uma atualização sobre suas perspectivas para a economia mundial, alertando que o mundo experimentará uma contração de 4,9% no PIB global este ano e que a recuperação em 2021 será mais lenta do que o antecipado. Para o Brasil, é prevista uma queda de 9,1% na economia em 2020. 

A principal vulnerabilidade identificada pelo FMI é a ameaça sobre a recuperação em caso de "diminuição do apetite por ativos de risco", o que foi beneficiado pelo apoio financeiro fornecido por vários países para combater a crise.

O FMI lembrou que os mercados de risco e de dívida sofreram perdas nas primeiras semanas da pandemia, mas vêm ganhando terreno desde então.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.