Relatório mostra que grande parte dos brasileiros não tem acesso à saneamento básico
Dados divulgados pela Trata Brasil fazem um comparativo entre os anos de 2008 e 2018

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Dados do relatório sobre As Despesas das Famílias Brasileiras com Água Tratada e Coleta de Esgoto, divulgado em junho de 2021, pela Trata Brasil, mostraram que 51,7% da população abaixo da linha da pobreza não tem o acesso adequado à água potável e que 67,5% não são ligados à rede de coleta de esgoto. O estudo foi feito como uma análise comparativa entre os anos de 2008 e 2018, analisando de que forma o consumo se comportou durante os anos e concluiu que o saneamento básico foi a única despesa que apresentou redução na despesa média, ao contrário das telecomunicações, gás e energia elétrica que aumentaram.
Ainda segundo a pesquisa, a parte mais afetada pela falta de esgoto foi a região norte do país, onde 88% da população abaixo da linha da pobreza ainda não tem acesso. Em relação à agua, o pior resultado foi encontrado na Região Nordeste, onde 62,8% dessas pessoas não tem acesso regular à água potável.
O estudo foi feito com base nas famílias que constam na Pesquisa de Orçamento Familiar, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também foi analisado o poder de compra, unidades de consumo, classes de renda e poder total.