Universidade do Rio de Janeiro desenvolve teste rápido de baixo custo para detecção de covid-19
Criado pela UFRJ, a eficácia desse novo teste em comparação ao PCR tradicional é de 100%, de acordo com pesquisadores

Foto: Reprodução/R7
Um teste rápido desenvolvido por Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é de baixo custo e consegue detectar a presença do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, no organismo por meio de amostras de saliva e secreção nasal. O resultado fica pronto em menos de uma hora e custa R$ 30.
O Lamp-COVID-19, criado por cientistas do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e do campus Duque de Caxias da UFRJ, identifica pedaços de RNA do coronavírus. A eficácia desse novo teste em comparação ao PCR tradicional é de 100%, de acordo com a UFRJ.
Segundo a UFRJ, o exame pode ser realizado em lugares com pouca infraestrutura e o resultado é verificado a partir da cor exibida. Caso a amostra fique rosa, o resultado é negativo. Se ficar amarela, é positivo.
“Queremos tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala. O SUS, nosso Sistema Único de Saúde, é a meta prioritária, pois dessa forma poderemos contribuir para o maior acesso da população ao diagnóstico e cooperar para o enfrentamento da pandemia em nosso país”, diz a pesquisadora Fabiana Ávila Carneiro.