Relembre as principais Pickups lançadas em 2022

Frontier foi a principal entre as médias mas segmento compacto também teve novidades

Certamente 2022 foi um cheio de novidades para o segmento das pick-ups no Brasil, uma vez que as montadoras lançaram diversos modelos de olho no aumento da demanda por transportes pós pandemia bem como em busca de maior valor agregado para os seus produtos. Então, o Farol da Bahia relembra os principais lançamentos de 2022. 

Ford Maverick
A rival da Fiat Toro, a Ford Maverick foi lançada em fevereiro. Trazida do México, a pick-up compacta é vendida na versão Lariat FX4 por R$ 240.490. O modelo tem traços quadrados parecidos com a Ranger. Inclusive, a Ranger 2024 já foi flagrada no Brasil e deve ser lançada em 2023, quando também será vendida a versão híbrida da Maverick. 

A Ford oferece a Maverick com motor 2.0 litro turbo EcoBoost a gasolina, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e tem torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000, conjunto já usado no Bronco oferecido aqui. Segundo a marca, o zero a 100 km/h é feito em 7,2 segundos e a retomada de 80 para 120 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 175 km/h. A transmissão é automática de oito velocidades. A tração é integral AWD, a direção é elétrica, além de ter suspensão dianteira independente Twin-I-Beam e traseira Multilink. 

Renault Oroch
Em abril, a Renault lançou a nova Oroch, que chega para rivalizar com a Fiat Toro e, também, com a Ford Maverick. A nova Oroch chegou com mudanças visuais mais tímidas, uma vez que mantém os traços da primeira geração. Por dentro, ganhou uma central multimídia de 8 polegadas do tipo flutuante com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Sob o capô, traz o motor de 1.3 litro turbo TCe, que entrega até 170 cv com torque de 27,5 kgfm. Esse motor também equipa o Renault Duster e Captur.Também vem equipada com o propulsor de 1.6 litro aspirado SCe de até 120 cv com torque de 16,2 kgfm.
A Renault Oroch é vendida por R$ 113.600 na versão de entrada Pro, por R$ 119.500 na configuração Intense e por R$ 145.700 na opção topo de linha Outsider.

Nissan Frontier nova geração 
A nova Nissan Frontier chegou em abril com novo visual para concorrer com a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok. A pick-up passou a ser equipada com controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360º, alerta avançado de colisão frontal e de fluxo cruzado, além de teto solar nas versões mais caras. Por dentro, traz um painel de instrumentos digital de TFT de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas com espelhamento com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Em relação à motorização, a nova Nissan Frontier manteve o motor de 2.3 litros turbodiesel, que entrega 163 cv e 41 kgfm, quando utiliza apenas um turbo, e 190 cv com 45,9 kgfm, quando utiliza o biturbo. A transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de sete marchas. A tração é 4x4 com os seletores de terrenos Standard, Sport, Off-Road e Tow.

A Nissan vende a Frontier por R$ 246.490 na configuração S MT 4x4, por R$ 269.290 na versão SE AT 4x4, por R$ 277.390 na opção Attack AT 4x4, por R$ 293.590 na configuração XE AT 4x4, por R$ 326.890 na versão Platinum AT 4x4 e, por fim, na opção topo de linha Pro-4X AT 4x4 por R$ 326.890.

Jeep Gladiator
Certamente, agosto foi o mês do Jeep Gladiator, que é uma pick-up com proposta premium e dimensões avantajadas para explorar um novo segmento de compradores do Jeep Wrangler também importado dos Estados Unidos. 

Visualmente, o Jeep Gladiator tem as tradicionais sete barras na grade frontal, faróis redondos, linhas quadradas bem definidas e traseira sóbria com lanterna destacada da caçamba. O modelo mede 5.59 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,90 m de altura e 3,48 m de entre-eixos, o que é bastante generoso. O modelo pode carregar até 1.000 litros na caçamba e tem 3.183 kg de capacidade para reboque. 

Sob o capô, o Jeep Gladiator vem equipado com motor de 3.6 litros Pentastar de 284cv com 36,4 kgfm de torque combinado com câmbio automático de oito velocidades. A Jeep vende o Gladiator apenas na versão Rubicon por R$ 499.990.

Ram 3500
A gigante Ram 3500 foi lançada em março no Brasil, onde é vendida por R$ 484.990 na versão Laramie e por R$ 529.990 na configuração Limited Longhorn. A pick-up adota o tradicional padrão visual da marca com uma ampla grade frontal, faróis e para-choques robustos. Por dentro, conta com central Uconnect de 12 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.Além disso, mede  6,07m de comprimento, 2,12m de largura, 2,04m de altura e 3,78m de entre-eixos. A Ram 3500 pode levar até 1.752kg de carga e tem capacidade de 9 toneladas de reboque. 

A Ram equipou a 3500 com motor Cummins ISB de seis cilindros de 377cv urbodiesel que desenvolve 117,3 kgfm de torque a partir das 1700rpm controlado com câmbio automático com solenóide de força variável de seis velocidades com tradicional alavanca na coluna de direção.

Ram Classic
A Ram também lançou a Classic no Brasil, onde concorre com a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier. A pick-up mede 5,81 metros de comprimento, 3,57 m de entre-eixos, 2,01 m de largura e 1,97 m de altura. Tam a capacidade de carregar 531 kg e de rebocar 3,5 toneladas. 

Sob o capô, tem motor V8 Hemi a gasolina que desenvolve 400 cv e 56,7 kgfm de torque, o mesmo que equipa a 1500 Rebel. A transmissão é automática de oito marchas e opção de tração 4x4 com caixa de transferência BorgWarner.

A Ram Classic vem equipada com bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

A Ram Classic pode ser comprada por R$ 349.990 na versão Laramie e por R$ 359.990 na configuração Laramie Night.  

Chevrolet Montana
Tecnicamente a Chevrolet Montana ainda não foi lançada neste ano, já que o lançamento comercial da pick-up será feito apenas em janeiro com o início das vendas em fevereiro. Contudo, a montadora já começou a pré-venda da rival da Fiat Toro, da Renault Oroch e da Ford Maverick. O modelo pode ser comprado por R$ 134.490 na versão LTZ e por R$ 140.490 na configuração Premier. Inclusive, já teve 2 mil unidades vendidas neste ano. 

A Chevrolet Montana vem equipada com seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, alerta de ponto cego, faróis full LEDs, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente. 

No tamanho mede 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura. Também traz rodas são de alumínio de 17 polegadas, soleiras de portas iluminadas, santoantônio, rack de teto,  sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL e central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, com função áudio streaming e Bluetooth, além de ter conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo.  

Em relação à motorização, a Chevrolet Montana vem equipada com motor de 1.2 litro turbo flex, que entrega 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, a pick-up faz com gasolina, 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Já com etanol faz 9,3 km/l no trecho rodoviário e 7,7 km/l no trecho urbano.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Onda de 2 metros de altura atingiu região de Bento Gonçalves, diz prefeito]

A barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, rompeu parcialmente

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!