Remédio contra a Covid-19 apresenta resultados promissores, mas o acesso de países ao medicamento pode ser limitado

Pesquisadores se mostram preocupados com uma possível repetição da defasagem de medicamentos

[Remédio contra a Covid-19 apresenta resultados promissores, mas o acesso de países ao medicamento pode ser limitado]

FOTO: Divulgação

A mais nova descoberta contra a Covid-19 mal foi anunciada e já está sendo disputada por países, principalmente da região da Ásia-Pacífico. Essas nações estão querendo evitar o erro de ficar para trás, assim como aconteceu com a vacina, e estão correndo para fazer pedidos do molnupiravir, apesar da pílula ainda não ter seu uso autorizado.

O molnupiravir são pílulas que visam interromper a replicação do coronvaírus no corpo. O medicamento deve ser usado logo nos primeiros dias da infecção pela Covid-19. 

A pílula é produzida pela empresa farmacêutica norte-americana Merck, conhecida no Brasil como MSD, e está sendo anunciada como uma solução em potencial para mudar o jogo, especialmente para aqueles que não podem ser vacinados.

A Merck busca autorização de uso emergencial da FDA  (Food and Drug Administration, autoridade americana de saúde) para aprovação de medicamentos. Se for concedida a autorização, a solução se tornará o primeiro tratamento antiviral oral contra a Covid-19.

Ao menos oito países ou territórios da região da Asia-Pacífico já assinaram acordos ou estão em negociações para adquirir o medicamento, de acordo com a empresa de análises Airfinity, incluindo Nova Zelândia, Austrália e Coréia do Sul, todos com programa vacinal relativamente lento.

 

Mas os especialistas alertam que, embora pareça promissor, há a preocupação de que algumas pessoas utilizem ele como uma alternativa às vacinas, que ainda oferecem a melhor proteção.

Eles também alertam que a corrida da Ásia para estocar a pílula pode levar a uma repetição do que houve com a compra da vacina no ano passado, quando houve desigualdade, com os países mais ricos acumulando doses e deixando as nações mais pobres sem acesso ao imunizante.

“(O molnupiravir) realmente tem o potencial de mudar um pouco o jogo”, disse Rachel Cohen, diretora executiva norte-americana da iniciativa sem fins lucrativos Medicamentos para Doenças Negligenciadas. “Precisamos ter certeza de não repetir a história, de não cair nos mesmos padrões ou repetir os mesmos erros que vimos para as vacinas da Covid", completa Cohen.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!