Remessa com mais de 1 milhão de doses da Janssen é liberada para distribuição
Saúde deve começar aplicação de reforço do imunizante

Foto: Secom/MT
O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) liberou, nesta sexta-feira (03), uma remessa com 1.096 milhão de doses do imunizante Janssen. Agora, o Ministério da Saúde poderá distribuir os imunizantes para iniciar a aplicação da dose de reforço da vacina de dose única contra a Covid-19.
O INCQS, órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), avalia agora outro lote com 1 milhão de doses e analisa outra remessa, com 2,8 milhões de vacinas da Janssen, que desembarcam ainda hoje no país. Após a liberação, o governo federal deve distribuir 4,8 milhões de doses para a aplicação do reforço nos estados e no Distrito Federal.
Para receber o reforço da Janssen, a recomendação é o indivíduo tenha uma pausa de 2 meses entre as doses.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, a pressa agora é para conter os avanços da nova variante, Ômicron, adiantando a dose de reforço. "Precisamos trabalhar para retardar a entrada [da variante] e ampliar a vacinação", afirmou durante coletiva nesta quinta-feira (02).
Além disso, as campanhas de vacinação devem ser aprofundadas ainda mais nos locais propícios de entrada de novas variantes, como em fronteiras.


