• Home/
  • Notícias/
  • Gastronomia /
  • Restaurante Le Marocain do Hotel La Mamounia eleva o tradicional tagine à categoria de alta gastronomia!

Restaurante Le Marocain do Hotel La Mamounia eleva o tradicional tagine à categoria de alta gastronomia!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Restaurante Le Marocain do Hotel La Mamounia eleva o tradicional tagine à categoria de alta gastronomia!

Foto: Chef Rachid Agouray

Reconhecido mundialmente por suas luxuosas instalações e por sua hospitalidade, o La Mamounia, em Marrakech, também é conhecido pela qualidade de sua gastronomia.  Em diferentes espaços e com distintas propostas, seus restaurantes brindam o paladar de hóspedes e visitantes com especialidades das cozinhas italiana, asiática e, em especial, a marroquina.

Nesse aspecto, o Le Marocain, sob o comando do chef Rachid Agouray há quase quatro décadas, celebra em seu menu a herança culinária do país com a utilização de produtos locais no preparo de suas receitas que esbanjam sabor e impactam pela criatividade de suas composições. Um dos destaques do cardápio é um dos pratos mais tradicionais da culinária marroquina e com reconhecimento internacional, o tagine, que chega à mesa trazendo séculos de tradição das culturas dos povos originários do norte da África, como os berberes.

Nas regiões áridas e desérticas do país a técnica de cozimento lento em recipientes de barro foi uma solução engenhosa para preparar alimentos com pouca água, preservando nutrientes e intensificando os sabores. O nome dessa iguaria é o mesmo da panela de barro em que é cozido e tem por característica uma tampa cônica que faz o vapor condensar e retornar ao alimento, mantendo a suculência.

Símbolo da hospitalidade marroquina e da identidade culinária do país, o tagine é servido diretamente na panela, reforçando o caráter comunitário da refeição. Pode ser elaborado com carnes (frango e cordeiro) ou em versão vegetariana, mostrando sua versatilidade e adaptação às diferentes regiões e costumes. Mas, seja qual for o preparo, todos inebriam pelo aroma exalado pelas especiarias utilizadas, como cominho, gengibre e açafrão.

Reinventando-se a si mesmo e propondo releituras da gastronomia local, Agouray compartilha uma de suas criações: Tagine de Lagosta de Agadir (cidade localizada ao sul do Marrocos banhada pelo Atlântico). Para acompanhar a refeição, violino e alaúde compõem a trilha de fundo para essa experiência nos salões do restaurante Le Marocain que impactam pelo requinte da decoração e por sua arquitetura árabe-andaluza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário