Resultado de testes da vacina de Oxford contra a Covid-19 está previsto para este ano
A expectativa é de que a vacina Oxford/ AstraZeneca seja uma das primeiras a ser submetida à aprovação regulatória

Foto: VINCENZO PINTO / AFP
A fase 3 da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford deve apresentar os resultados do estudo antes do final do ano, segundo representantes de Oxford.
O investigador chefe do estudo, Andrew Pollard, disse ainda que só após a revisão dos dados da vacina será tomada uma decisão política sobre quem deve receber as doses.
A expectativa é de que a vacina Oxford/ AstraZeneca seja uma das primeiras de grandes empresas farmacêuticas a ser submetida à aprovação regulatória, junto com a candidata da Pfizer e da BioNTech.
Segundo Andrew Pollard, o Food and Drug Administration, considerada a Anvisa americana, estabeleceu o padrão para uma vacina ser pelo menos 50% eficaz. "Mas ser capaz de testar 50% cientificamente é muito mais difícil - você precisa que muito mais casos ocorram nos testes. Portanto, acho que todos esperamos que a vacina seja mais eficaz do que isso, o que significa que teremos uma resposta mais cedo. Não se sabe qual é o nível real de eficácia no momento - ninguém abriu seus ensaios e olhou os dados até agora."