Ricardo Lewandowski e Simone Tebet são nomes cotados para Ministério da Justiça
Indicação de Dino para STF, no entanto, pode pressionar Lula para desmembrar pasta

Foto: Agência Brasil
A indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) tem aumentado as discussões sobre a criação de uma pasta exclusiva para a Segurança Pública, desmembrando o Ministério da Justiça. Entre os nomes cotados para ocupar a estrutura que será deixada por Dino, estão o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski e a titular do Ministério do Planejamento, Simone Tebet (MDB).
Caso o presidente Lula opte pelo desmembramento, há a possibilidade de acomodar ambos os nomes. Simone Tebet poderia liderar a estrutura de maior peso, a Segurança Pública, enquanto Ricardo Lewandowski assumiria a Justiça, responsável pela interlocução do governo com o Judiciário.
A possível nomeação de Simone Tebet é vista como uma maneira de compensar a falta de representatividade feminina no Supremo. Com essa mudança, outra mulher poderia ser nomeada para o Ministério do Planejamento. Dino foi indicado à vaga da ministra aposentada Rosa Weber. Com a mudança, a Corte passará a contar com apenas uma magistrada: a ministra Cármen Lúcia.


