Risco de intoxicações

Confira o nosso editorial desta sexta-feira (19)

Por Da Redação
Às

Risco de intoxicações

Foto: Reprodução/Divulgação

É um fato mundial que, devido à disseminação da covid-19, aumentou na população a preocupação em manter a higiene, limpeza e desinfecção nos ambientes domiciliares e no trabalho. Estes hábitos, no entanto, junto ao aumento no consumo de produtos de limpeza, como álcool em gel e água sanitária, levaram ao infeliz aumento de incidentes ocasionados pelo uso desses produtos. 

Os registros de intoxicação no Brasil, de acordo com o Centro de Informação e de Assistência Toxicológica (Ciatox), aumentaram cerca de 25%% de janeiro até maio, em relação ao mesmo período de 2019.

O manuseio incorreto dos produtos químicos é um dos motivos por estes indesejados índices em meio à pandemia. Para evitar que tais acidentes aconteçam, o prudente é, em caso de dúvida, verificar como utilizar os produtos, evitar misturas perigosas, e ainda que seu armazenamento seja feito em áreas seguras, longe do calor. Neste momento, não é vergonha algum pedir ajuda, ler na internet ou ligar para órgãos locais por instruções.

Este ano, o Ciatox recebeu 1.540 registros de intoxicação com produtos de limpeza envolvendo adultos, no Brasil inteiro. Se comparados com os quatro primeiros meses dos dois anos anteriores, os números de 2020 representam alta de 33,68% e 23,30%, respectivamente. Entre crianças, foram 1.940 registros nos quatro meses deste ano, com aumento 6,01% e 2,7%, respectivamente, em relação aos quatro meses do ano passado (1.830) e de 2018, que somou 1.889 casos.

Ainda entre o público infantil, houve aumento também dos casos relacionados à intoxicação por álcool em gel - 108 casos registrados este ano no país. O aumento dos casos em 2020 certamente está relacionado à pandemia, porque há um incentivo para higienizar frequentemente as mãos com álcool em gel, como forma de prevenir o contágio, mas é suficiente lavar as mãos das crianças com água e sabonete. Restrinja o álcool em gel para ocasiões em que a higienização não é possível.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário