Robô-inseto desenvolvido por cientistas se move como inseto de verdade

Projeto é exclusivamente para pesquisa

[Robô-inseto desenvolvido por cientistas se move como inseto de verdade]

FOTO: Reprodução/ VisualHunt

Um grupo de cientistas da Espanha desenvolveram um robô que reproduz movimentos de insetos. O NeuroPod, como foi chamado, é um robô biomimético — área da ciência que estuda estruturas biológicas e as funções — que apresenta agilidade, bem próximo a um verdadeiro ser vivo.

O projeto é capaz de andar e correr de forma semelhante aos insetos que conhecemos. Ele responde à estímulos externos através dos 30 neurônios artificiais que compõem o processador neuromórfico — projetado com inspiração no cérebro natural. Toda a estrutura foi feita por impressoras 3D e contém 18 servomotores — mecanismos que simulam o sistema nervoso e motor.

Capaz de receber sensores visuais e auditivos, o robô pode responder a sons ou imagens se receber aprimoramentos. O hardware que compõe o NeuroPod é resultado de um projeto de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido. A finalidade do projeto é exclusivamente a pesquisa. O robô serve como ferramenta de estudo para auxiliar a análise de insetos de estrutura semelhante.

 

 


Comentários