Rodrigo Pacheco proíbe entrada de visitantes no prédio do Senado

Brasília está em lockdown por falta de leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Por Juliana Dias
Às

Rodrigo Pacheco proíbe entrada de visitantes no prédio do Senado

Foto: Agência Brasil

O Senado Nacional não vai mais permitir a entrada de visitantes a partir desta sexta (26), para evitar a propagação do novo coronavírus [veja decisão aqui]. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, depois que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou lockdown (fechamento do comércio) pela falta de leitos de UTI disponíveis para o tratamento da infecção, sendo assim, apenas os serviços essenciais poderão funcionar na capital do país. Ibaneis Rocha ainda voltou com o regime de teletrabalho para os órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do DF.

"Fica vedado o acesso de visitantes às dependências do Senado Federal durante o período em que estiver vigente no Distrito Federal as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente da pandemia de Covid-19", diz o texto assinado por Pacheco.

O governador do DF pediu que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também adote a restrição da circulação de visitantes. As primeiras informações são que Lira concordou com a recomendação e deve formalizar o ato.

O Senado foi a primeira Casa Legislativa a voltar com os trabalhos semipresenciais neste ano e tem apresentado grande fluxo de funcionários, jornalistas e visitantes. Em especial, nesta semana, por conta da cerimônia de lançamento do Guia do Prefeito, realizada no Palácio do Planalto nessa terça-feira (23/02), que trouxe governantes de todo o país à Brasília. Eles aproveitaram para visitar os gabinetes dos senadores e deputados federais, para pedir a liberação de emendas. Nas duas Casas do Congresso foram registradas filas para a entrada dos prefeitos, acompanhados de assessores.

Por enquanto, o funcionamento do Senado continua a receber os profissionais credenciados, ou seja, além de funcionários, os jornalistas também poderão ter acesso ao prédio.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, conversou ao telefone com o governador Ibanes Rocha, que informou sobre o lockdown no DF e recomendou a restrição da circulação de visitantes na Câmara dos Deputados. O presidente Arthur Lira concordou com a recomendação e enviou a decisão ao primeiro-secretário da Casa para formalização do ato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.