Rodrigo Pantera: atleta baiano vence Olympia Brasil e poderá disputar torneios internacionais de fisiculturismo
Rodrigo ganhou visibilidade após compartilhar sua rotina de dietas e treinos nas redes sociais

Foto: Reprodução/Instagram/@rodriigopantera
O baiano Rodrigo Pantera fez história ao vencer a categoria amadora do Classic Physique Open C da quinta edição do Mr. Olympia Brasil, no último sábado (18). Ele também foi o vencedor consolidado de todas as subcategorias. Com isso, Pantera conquistou o Pro Card e poderá competir nos principais torneios internacionais de fisiculturismo.
Panterna nasceu em um povoado de Brejões, no interior da Bahia, e cresceu em uma família humilde. No entanto, através das redes sociais, o então feirante deixou a profissão e hoje acumula quase seis milhões de seguidores no TikTok e quase quatro milhões no Instagram.
Em entrevista ao Globo Esporte, o baiano afirmou que não tinha pretensão de se tornar um atleta profissional, apenas o de conseguir um corpo saudável. Por isso, Rodrigo passou a mostrar a rotina de treinos e dietas na internet.
"Levei cinco anos trabalhando na feira, depois trabalhei como pedreiro e repositor no mercado. Depois disso, decidi seguir a minha carreira, com fé e coragem segui o que queria da minha vida: viver disso que estou vivendo agora, de ser um atleta, influenciador", contou ao GE.
"Dizer que estou vivendo disso é muito gratificante porque não foi fácil chegar até aqui. Quero chegar ainda mais alto. Se Deus quiser, vou conseguir, e eu acredito", complementou Rodrigo.
Pro card
O pro card conquistado por Rodrigo Pantera é uma certificação oficial concedida pela Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB), principal entidade do fisiculturismo mundial. O documento reconhece o atleta como profissional da modalidade, com isso, ele poderá participar de competições de alto nível e prestígio internacional. No entanto, ele não poderá mais competir em campeonatos amadores.
"A gente vai trabalhar ainda mais pesado e pegar a vaga para o Olympia competindo com o Ramon, se Deus quiser", afirmou o baiano.
Segundo Rodrigo, seu sonho é enfrentar o ídolo Ramon Dino no Mr. Olympia. "Todo atleta tem o intuito de ganhar. Não estou falando que vou ganhar do Ramon. Estou falando que posso competir com ele. A gente vai fazer uma disputa em que só o árbitro vai decidir quem que é o campeão. Mas sou muito fã do Ramon. Se Deus quiser, um dia vou estar do lado dele competindo naquele Olympia representando o Brasil como ele hoje representa", declarou.
Para participar do Mr. Olympia, Pantera precisa conseguir dois títulos internacionais chancelados pela IFBB.