• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Roedor imune ao câncer pode ser chave para humanos vencerem doença, aponta estudo

Roedor imune ao câncer pode ser chave para humanos vencerem doença, aponta estudo

Rato-toupeira-pelado são mamíferos saudáveis e que não desenvolvem células cancerígenas

Por Da Redação
Às

Roedor imune ao câncer pode ser chave para humanos vencerem doença, aponta estudo

Foto: Divulgação/Alamy

Conhecido por ser um roedor enrugado, quase sem pelos e com longos dentes, o rato-toupeira-pelado vêm chamando a atenção de zoólogos e pesquisadores da medicina em todo mundo por viver, em média 30 anos, e ser resistente a doenças crônicas, incluindo diabetes. As informações são do jornal Folha de S.Paulo 

Eles também beneficiam o meio ambientes, pois agem como "engenheiros do ecossistema" e aumentam a biodiversidade do solo ao cavar as tocas onde fazem seus ninhos. 

Pesquisas revelaram que os roedores podem deter a chave para entender uma série de condições humanas, como o câncer e o envelhecimento, por exemplo. 

O rato-toupeira-pelado é nativo dos ambientes quentes e tropicais do nordeste da África. As rígidas condições de onde vivem podem ser uma indicação de algumas das características incomuns da sua espécie. Enquanto um camundongo de porte similar vive por dois anos, o rato-toupeira-pelado vive 30 anos de vida ou mais.  

Uma das grandes características do roedor é que é difícil dizer exatamente sua idade. Já os seres humanos, quanto mais ficam enrugados e grisalhos, mais ficam suscetíveis a doenças crônicas, conforme o pesquisador Ewan St. John Smith, que estuda o sistema nervoso sensorial na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Ele mantém cinco colônias que abrigam cerca de 160 ratos do tipo. "Mantenho meus animais em Cambridge há 10 anos e nunca tive um sequer que morresse simplesmente de causas naturais", disse ele, ao pontuar que as brigas entre os roedores constumam ser a principal causa de morte. 

O motivo pelo qual o rato-toupeira-pelado escapa do câncer ainda é investigado. Mas, pesquisas mais recentes apontara para a possibilidade de condições próprias do seus corpos impedirem a multiplicação das células cancerosas. 

Mesmo sem resposta, o que se sabe até o momento é que "o câncer é fundamentalmente o resultado de uma mutação, que causa a proliferação das células de forma descontrolada. Em comparação a outras espécies, o rato-toupeira-pelado tem velocidade de mutação muito baixa", disse Smith. 

Ou seja, com a velocidade de mutação baixa, significa que o animal é menos propenso a desenvolver mutações e câncer em um dado período de tempo.

Para Smith, se os cientistas conseguirem descobrir o motivo pelo qual esses mamíferos vivem uma vida saudável, eles poderão "traduzir" esse conhecimento em tratamentos preventivos ou medicações que tratem o câncer depois que ele surgir em seres humanos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.