Rogério Marinho assina edital de licitação do projeto Canal do Sertão Baiano

Obra tem o objetivo de levar água para 1,2 milhão de pessoas

[Rogério Marinho assina edital de licitação do projeto Canal do Sertão Baiano]

FOTO: Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou, nesta terça-feira (19), o edital de licitação do projeto básico do Canal do Sertão Baiano. A obra, que integra o projeto Jornada das Águas, tem o objetivo de levar água para 1,2 milhão de pessoas que vivem em 44 municípios da Bahia.

De acordo com o titular da pasta, os estudos de viabilidade ambiental para a construção custará R$ 19 milhões. O canal em si, no entanto, está orçado em R$ 4,62 bilhões. 

A Jornada das Águas, que anuncia obras de preservação ambiental e recuperação de nascentes do rio São Francisco, iniciou em Minas Gerais. Após visitar o estado da Bahia, a comitiva passa por Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe.

Durante discurso no evento desta terça (19), o ministro criticou governos anteriores e disse que a obra tem grande impacto social. "Quantas famílias tiveram seus sonhos ceifados, projetos interrompidos, porque tiveram que migrar para sobreviver, cortando seus laços familiares e culturais. Os discursos se sucederam, as intenções foram mais variadas nos governos passados, mas não se transformaram em prática", disse.

"Estamos falando de política de Estado, de sociedade, que certamente será incorporada no país, independentemente de governo, pois ela será cobrada. Temos que transportar com ações concretas a realidade do Nordeste, pois nós, daqui, não somos o problema, mas a solução do nosso Brasil", completou.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!