Romances de Agatha Christie serão revisados para remover linguagem ofensiva

Editora HarperCollins editou algumas passagens de clássicos

Por Da Redação
Ás

Romances de Agatha Christie serão revisados para remover linguagem ofensiva

Foto: Divulgação

Os clássicos romances da Rainha do Crime, de Agatha Christie, serão revisados para remover referências racistas e outras linguagens consideradas ofensivas para o público moderno. Segundo o jornal The Telegraph do Reino Unido, a editora HarperCollins editou algumas passagens e removeu completamente outras de suas novas edições digitais de alguns dos mistérios dos detetives Hercule Poirot e Miss Marple.

As emendas aos livros, publicados entre 1920 e 1976, ano da morte de Christie, incluem mudanças no monólogo interior do narrador. Ao longo da versão revisada da coleção de contos “Os casos finais de Miss Marple e duas outras histórias”, a palavra “nativo” foi substituída por “local”, relata o jornal The Telegraph.

Uma passagem que descreve um servo como “negro” e “sorridente” foi revisada e o personagem agora é simplesmente referido como “o que acena”, sem referência à sua raça.
E no romance de 1937 “Morte no Nilo”, as referências ao “povo núbio” foram removidas. O Telegraph relata ainda que a HarperCollins lançou algumas das reedições em 2020, com mais a serem reveladas.

*Com informações da CNN
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.