Romances de Agatha Christie serão revisados para remover linguagem ofensiva
Editora HarperCollins editou algumas passagens de clássicos

Foto: Divulgação
Os clássicos romances da Rainha do Crime, de Agatha Christie, serão revisados para remover referências racistas e outras linguagens consideradas ofensivas para o público moderno. Segundo o jornal The Telegraph do Reino Unido, a editora HarperCollins editou algumas passagens e removeu completamente outras de suas novas edições digitais de alguns dos mistérios dos detetives Hercule Poirot e Miss Marple.
As emendas aos livros, publicados entre 1920 e 1976, ano da morte de Christie, incluem mudanças no monólogo interior do narrador. Ao longo da versão revisada da coleção de contos “Os casos finais de Miss Marple e duas outras histórias”, a palavra “nativo” foi substituída por “local”, relata o jornal The Telegraph.
Uma passagem que descreve um servo como “negro” e “sorridente” foi revisada e o personagem agora é simplesmente referido como “o que acena”, sem referência à sua raça.
E no romance de 1937 “Morte no Nilo”, as referências ao “povo núbio” foram removidas. O Telegraph relata ainda que a HarperCollins lançou algumas das reedições em 2020, com mais a serem reveladas.
*Com informações da CNN