Rosa Weber envia à PGR ação que pede investigação contra Bolsonaro por falas sobre eleições

Deputado autor da ação acusa presidente de tentar prejudicar o pleito deste ano

[Rosa Weber envia à PGR ação que pede investigação contra Bolsonaro por falas sobre eleições]

FOTO: Carlos Moura/SCO/STF

A ministra Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, encaminhou nesta quarta-feira (18), à Procuradoria-Geral da República (PGR), uma ação que pede uma investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por falas sobre as eleições.

O autor da ação é o deputado federal Israel Batista (PSB-DF). No documento, ele cita momentos em que Bolsonaro levantou questões sobre a lisura do processo eleitoral durante evento no Planalto e com empresários.

“Sendo esse o contexto, ouça-se o Senhor Procurador-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte”, afirmou a ministra.

Segundo o parlamentar, Bolsonaro estaria supostamente tentando prejudicar as eleições deste ano. Em ação protocolada no STF, ele citou também uma sugestão feita pelo presidente para que as Forças Armadas auditem os votos após o fim das eleições.

“Não bastasse o teor do que relatado até aqui, o Sr. Presidente da República chegou, ainda, a sugerir a suspensão das eleições e do processo eleitoral deste ano”, afirmou.

O parlamentar acusa Bolsonaro de ter supostamente cometido crime de "improbidade" por "uso de recursos públicos" para disseminação de notícias falsas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!