Rui afirma que união do Brasil só será possível com Lula no poder
Governador falou ainda sobre filiação de Guilherme Bellintani ao PT

Foto: Gilberto Júnior | Farol da Bahia
Presente na reunião da Executiva Nacional do PT na manhã desta quinta-feira (14) em Salvador, o governador Rui Costa (PT) defendeu a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condução de uma nova administração do Brasil.
Na visão do governador, Lula é o único nome que poderá reunir os partidos de centro e de esquerda, além de dialogar com os de direita. "Foi o momento que o país mais cresceu, foi quando Lula era presidente. E isso porque apesar das divergências políticas havia diálogo. Temos que reconstruir o Brasil e essa reconstrução, na minha opinião, passa pelos municípios. O Brasil precisa crescer, gerar renda, o povo tá sofrendo muito. É muito triste ver esses dados do IBGE mais 4 milhões de brasileiros voltaram pra linha da pobreza e a grande maioria deles no Nordeste brasileiro. Nós queremos retomar o tempo do crescimento e isso se fará na minha opinião com pessoas que busquem a unidade do Brasil", explicou.
Rui declarou ainda entender o discurso acalorado do ex-presidente ao deixar a prisão na última sexta (8). Onde, Lula fez declarações contra o presidente Jair Bolsonaro, a Rede Globo, o Ministro da Justiça, Sérgio Moro e o Ministério Público. "Foi um discurso dentro do contexto da saída de alguém que passou mais de 500 dias preso injustamente. Acho que com o passar dos dias o presidente, na minha opinião, como sempre fez, será um conciliador. Ele vai buscar unir o Brasil e eu quero ajudar, quero ajudar o país a se reencontrar".
Questionado sobre uma possível filiação do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani ao Partido dos Trabalhadores, Rui desconversou. "Não posso falar, não faço filiação partidária. A definição de nomes cabe ao diretório do partido. A minha função do ponto de vista político se dará na articulação e na administração da nossa base se tiver mais de uma candidatura, o que é muito provável".
Bellintani tem sido o nome cotado pelo PT para encabeçar a chapa das eleições municipais de 2020. Na visão dos petistas, ele seria o nome capaz de derrubar Bruno Reis, por trazer jovialidade ao PT e apoio da direita soteropolitana. Bellintani foi secretário do prefeito ACM Neto.