Rui Costa anuncia o retorno do transporte intermunicipal em 303 cidades baianas
114 continuam com o serviço suspenso

Foto: Reprodução / Youtube
Em coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira (14), o governador Rui Costa anunciou a assinatura de um decreto que libera o transporte intermunicipal em 303 cidades baianas. 114 continuam com o serviço suspenso. Nessas cidades será liberado apenas os transportes semiurbanos, pois algumas do sul e extremo sul da Bahia ainda apresentam aumento nos números de casos da Covid-19 e alta taxa de ocupação nos leitos de UTI.
A medida começa a valer a partir desta terça-feira (15) e tem validade até o dia 27 de setembro.
“Nós vamos flexibilizar em algumas cidades, tendo como a premissa básica, a vida humana e a saúde das pessoas. Vamos acompanhar a progressão da doença nessas cidades, em caso de aumento no número de casos, retornamos a condição de proibição”, disse Rui Costa.
A fiscalização será feita pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e pela Polícia Militar da Bahia. Em caso de descumprimento da medida, os veículos serão recolhidos e submetidos a multas progressivas dentro do marco legal.
Eleições
Rui Costa informou que pretende se reunir com o presidente da Justiça Eleitoral da Bahia, a Controladoria Regional Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral para alinhar o regramento do que é possível ou não fazer no calendário eleitoral deste ano.
“Fiquei muito preocupado com as imagens que vi das convenções nas cidades do interior, que mais pareciam um carnaval. Milhares de pessoas caminhando atrás de carros de som, como se a pandemia já tivesse acabado. As campanhas eleitorais terão início no dia 26 deste mês, e precisamos alinhar as medidas para evitar uma avalanche de casos da covid-19 na Bahia”, avaliou o governador.
Volta às aulas
O governador disse que ainda não está definido o retorno das aulas estaduais na Bahia. “Com a liberação dos transportes, vamos acompanhar como se dará a contaminação nos próximos dias”, frisou Rui Costa.


