Rui Costa convida BYD para participar do leilão de energia e incentiva produção de baterias no Brasil
Declaração foi durante a inauguração da fábrica da montadora em Camaçari

Foto: Reprodução
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (9) que a fabricante chinesa de veículos e soluções de energia BYD (Build Your Dreams) pode ajudar a “resolver o problema de armazenamento de energia no Brasil”. A declaração foi feita durante a inauguração da fábrica da montadora em Camaçari.
“As energias solar e eólica trazem instabilidade ao sistema elétrico do Brasil. Para estabilizar o sistema precisamos de baterias gigantes. A BYD produz essas gigantes baterias e já os convidamos para participar do leilão que o Ministério de Minas e Energia irá fazer”, disse o ministro.
O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2025, que previa a contratação de potência firme com a participação de sistemas de geração e armazenamento de energia, foi cancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após o Ministério de Minas e Energia revogar as diretrizes que davam base legal ao certame.
Segundo a Aneel, o processo só poderá ser retomado quando forem estabelecidas novas regras e parâmetros técnicos. O Ministério de Minas e Energia abriu consultas públicas para revisar o modelo e definir como incorporar tecnologias de armazenamento e novas fontes ao sistema elétrico. Parte dos estudos do leilão cancelado deverá ser aproveitada na formulação da edição de 2026.
Rui Costa destacou ainda que o objetivo do governo vai além da participação da empresa no leilão, incluindo a instalação de unidades fabris no Brasil. “Além de participar do leilão, venham montar no Brasil unidades de produção dessas baterias”, afirmou.