Rui Costa desconversa sobre futuro político de Angelo Coronel: 'Ano de eleição é 2026'
Ministro da Casa Civil diz que foco em 2025 é gestão e entregas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), evitou comentar a possibilidade de o senador Angelo Coronel (PSD-BA) concorrer aliado à oposição liderada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto nas eleições de 2026. “Eu digo sempre o seguinte: o momento para discutir a eleição é no ano que vem”, afirmou em coletiva no Fórum Bahia Export 2025, nesta sexta-feira (15),
Rui reforçou que não pretende antecipar o calendário político. “A imprensa fica ansiosa, porque a política sempre apimenta o noticiário. Mas eu prefiro deixar o debate eleitoral para 2026. No Brasil, já temos eleições de dois em dois anos: ano par tem eleição, ano ímpar não tem”, disse.
Segundo o ministro, a prioridade do governo em 2025 é manter o ritmo de obras e programas. “Antecipar o debate não faz bem para a gestão e para as entregas. Hoje, estamos focados em enfrentar as dificuldades do Brasil e manter um ritmo forte de geração de empregos”, afirmou. Ele citou indicadores econômicos ao justificar a posição: “O país tem hoje a menor taxa de desemprego da história, a economia está crescendo, os investimentos estão aumentando e a contratação de habitação no Brasil está disparando.”
Rui Costa sinalizou que, somente a partir de 2026, pretende entrar no debate sucessório: “No início do próximo ano, aí sim, vamos apimentar bastante o cenário com muito debate político, mas ainda é cedo para isso.”