Rússia anuncia fim de acordo para venda de grãos da Ucrânia
Anúncio ocorre após ataques de drones contra ponte na Crimeia

Foto: Reprodução
A Rússia anunciou nesta segunda-feira (17) o fim do acordo de exportação de grãos ucranianos, horas após um ataque de drones navais contra uma ponte estratégica que liga o território do país à península anexada da Crimeia.
"O acordo do Mar Negro terminou de fato hoje", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa. "Assim que a parte relativa à Rússia [do acordo] for cumprida, a Rússia retornará imediatamente ao acordo de grãos", acrescentou.
O acordo, que permitiu a exportação de mais de 32 milhões de toneladas de cereais ucranianos, também inclui a retirada de obstáculos para as exportações de produtos agrícolas e fertilizantes russos.
O Executivo britânico afirmou que a decisão era "muito decepcionante" e que vai insistir nas negociações. "Se a Rússia não renovar o acordo, privará milhões de pessoas de um acesso crucial aos cereais", afirmou um porta-voz do primeiro-ministro Rishi Sunak.
O anúncio do fim do acordo aconteceu poucas horas após um ataque de drones contra ponta que liga a Rússia à península anexada da Crimeia, uma infraestrutura crucial para transportar suprimentos até os soldados russos na Ucrânia.
As autoridades russas anunciaram que um casal morreu no ataque e sua filha ficou ferida.