Rússia ataca Ucrânia após proposta de cessar-fogo, diz Kiev
Rússia lançou 108 drones sobre a Ucrânia durante a noite e atingiu um trem de carga civil

Foto: Reprodução/Pexels
A Rússia lançou 108 drones sobre a Ucrânia durante a noite e atingiu um trem de carga civil, ferindo o maquinista. Isso aconteceu depois que líderes europeus se uniram ao presidente Volodymyr Zelensky, exigindo um cessar-fogo de 30 dias a partir desta segunda-feira (12), segundo as autoridades ucranianas.
A Força Aérea da Ucrânia informou pelo aplicativo de mensagens Telegram, que as defesas aéreas ucranianas destruíram 55 dos drones que a Rússia lançou a partir das 23h de domingo (horário local). O ataque também incluiu 30 drones simuladores que foram perdidos ao longo do caminho sem atingir nada.
Ainda segundo o relato da Força Aérea, drones foram abatidos nas regiões leste, norte, sul e centro da Ucrânia. Na publicação do Telegram, a Ferrovia Ucraniana (Ukrzaliznytsia) informou que "propostas de trégua estão sendo ignoradas, ataques hostis à infraestrutura ferroviária… continuam".
Vladimir Putin, o presidente russo, chamou as demandas por cessar-fogo de "ultimatos" e propôs negociações diretas com a Ucrânia com o objetivo de encerrar a guerra na quinta-feira (15), uma iniciativa apoiada pelo presidente americano, Donald Trump.