Rússia é acusada por EUA e Reino Unido de cyber ataques aos Jogos Olímpicos

Autoridades japonesas afirmam que não houve grandes prejuízos a organização do evento

[Rússia é acusada por EUA e Reino Unido de cyber ataques aos Jogos Olímpicos ]

FOTO: Divulgação/COI

Autoridades de Estados Unidos e Reino Unido alegaram nesta terça-feira (20) que oficiais do serviço de inteligência da Rússia (conhecido como GRU) hackearam uma série de organizações mundiais, dentre elas o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020. As invasões ao sistema teriam acontecido no início do ano, antes do anúncio do adiamento do evento para 2021 devido à pandemia do coronavírus.

Seis profissionais do GRU foram formalmente acusados nos Estados Unidos. Os organizadores de Tóquio 2020 e as autoridades do governo japonês confirmaram que sofreram ataques no início do ano sem citar os russos como possíveis autores. 

O governo britânico não tomou uma atitude extrema sobre o assunto, mas afirma que os russos invadiram sistemas dos Jogos de Tóquio com o intuito de comprometer serviços de logística e de patrocinadores do evento para sabotar a realização dos Jogos. 

"Não podemos nos fazer de cegos a cyber ataques maliciosos que ameaçam a democracia. As Olimpíadas são um grande evento internacional que atrai atenção, e medidas de cyber segurança são extremamente importantes", disse o chefe de gabinete do governo japonês Katsunobu Kato.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!