Rússia é banida de competições internacionais por dois anos

Medida foi estabelecida após um recurso movido pela agência antidoping local

[Rússia é banida de competições internacionais por dois anos]

FOTO: Jim Young / Reuters

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) decidiu nesta quinta-feira (17), que a Rússia está proibida de participar das principais competições internacionais pelos próximos dois anos. O parecer desfavorável foi emitido após um recurso movido pela agência antidoping local. Com isto, o país está proibido de enviar atletas para participar da Olimpíada de Tóquio, que tem previsão para acontecer em julho de 2021.

Além disso, o país também será excluído da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, e dos Jogos de Inverno, em Pequim."O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA", iniciou o tribunal.

A ação também proíbe a Rússia de usar seu nome, bandeira e hino nas competições, mas os atletas e times russos ainda podem competir desvinculados dos símbolos do país se não forem exigidos em casos de doping. A punição, no entanto, é menor do que a exclusão por quatro anos proposta pela Agência Mundial Antidoping. A decisão do CAS também bloqueou a Rússia de se candidatar para sediar grandes eventos esportivos por dois anos.
 


Comentários