Rússia é o primeiro país do mundo a registrar vacina contra o novo coronavírus, diz Putin

Especialistas internacionais questionam a eficácia da vacina

[Rússia é o primeiro país do mundo a registrar vacina contra o novo coronavírus, diz Putin]

FOTO: Dennis Grombkowski/Getty Images

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11) que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus. O país não publicou nenhum estudo ou dado científico sobre os testes que realizou. Por conta disso, especialistas internacionais questionam a eficácia da vacina. 

"Esta manhã uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada pela primeira vez no mundo", disse o chefe do Kremlin em reunião com o Gabinete de Ministros.

De acordo com a página da OMS na internet que mostra em que estágio de desenvolvimento estão as pesquisas de vacinas ao redor do mundo, a última atualização dessa informação foi feita em 31 de julho. Nela, consta que a vacina russa do Instituto Gamelaya está na fase 1 do processo - seria necessário observar três fases completas para começar a vacinar em massa.

Segundo o presidente Putin, no entanto, a vacina russa é "eficaz", passou em todos os testes necessários e permite obter uma "imunidade estável" contra o COVID-19.

Conforme divulgado em agências internacionais, o presidente russo afirmou que uma de suas filhas já tomou a vacina. As filhas são Maria, de 35 anos, e Ekaterina, 34. As agências não souberam informar qual delas teria tomado a vacina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) na última segunda-feira (10) alertou que, apesar de haver várias vacinas na fase final de testes, a eficiência destas ainda está para ser demonstrada e que, provavelmente, não haverá uma "solução imediata".

De acordo com a entidade, a fase três seria a última das etapas de aprovação de uma vacina, e também a mais decisiva, pois é quando se produzem as evidências reais sobre o seu uso contínuo.

O Ministério da Saúde russo, após o registro e a produção, informou que a vacinação deve começar em outubro de forma gratuita. Inicialmente, de acordo com as autoridades sanitárias, serão vacinados grupos especiais da população: médicos, professores e aqueles que estão constantemente em contato com grandes grupos de pessoas.

Em entrevista à Itar-Tass, na segunda-feira (10), o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, indicou que no próximo mês três empresas russas vão começar a produção comercial.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!