Rússia: explosão aumenta radioatividade

Devido ao incidente, a região do Mar Branco próxima ao local da explosão precisará ser isolada por um mês

[Rússia: explosão aumenta radioatividade]

FOTO: Reprodução

Na última madrugada, a explosão de um foguete numa base militar perto da cidade de Severodvinsk, no norte da Rússia deixou dois mortos e causou um aumento nos níveis de radioatividade na região, o que levou ao fechamento de parte do Mar Branco, por um mês, para o transporte marítimo.

"Os sensores do Sistema de Controle da Situação Radioativa em Severodvinsk registraram um breve aumento do pico de radiação", informou o governo local.

Tal informação contradiz o Ministério da Defesa russo que negou qualquer alteração nos níveis radioatividade. E segundo a agência de notícias RIA, o governo afirmou que a explosão em uma base militar na região de Arkhangelsk não liberou substâncias perigosas na atmosfera.

De acordo com as autoridades de Severodvinsk, cidade portuária às margens do Mar Branco e ponto da principal base naval russa no Ártico, a radiação começou a diminuir na sequência. “Duas horas depois, o nível da radiação era de 0,11 microsievert por hora, de um máximo permitido de 0,60 microsievert", explicou nota do governo.

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que a explosão aconteceu durante testes com "um motor a reação de combustível líquido". Dois militares morreram e outros seis ficaram feridos.

A base é usada para testes de armas, inclusive mísseis balísticos utilizados pela Marinha russa. Esse é o segundo incidente militar que ocorreu no país nesta semana. Na segunda-feira, uma série de explosões num depósito de uma base na Sibéria deixou um morto e 13 feridos.


Comentários