Após terremoto, tufão deve atingir Taiwan

O departamento emitiu alertas de vento e chuva para a maior parte da capital

[Após terremoto, tufão deve atingir Taiwan ]

FOTO: Reprodução/Taipé REUTERS-Tyrone Siu

Nesta quinta-feira (8), um forte tufão deve atingir Taiwan – leste da China, trazendo o risco de deslizamentos de terra e elevação do nível do mar, afirmaram os meteorologistas, horas após um terremoto de magnitude 6 abalar a ilha.

O tufão Lekima, classificado como um fenômeno do nível mais alto pelo Departamento Meteorológico de Taiwan, deve se aproximar da costa nordeste da ilha. Ele estava se movendo pelo oceano na direção norte-noroeste a 15 km/h.

Com isso, o  departamento emitiu alertas de vento e chuva para a maior parte da capital, Taipé, a cidade portuária de Keelung e outros condados do norte. Também foi emitido um alerta para os marinheiros das costas sul e leste.

Tremor

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa nordeste de Taiwan mais cedo nesta quinta-feira, provocando alertas de deslizamentos de terra. O departamento meteorológico prevê chuvas de até 900 milímetros nas montanhas do norte da ilha.

O tremor cortou a energia de mais de 10 mil edifícios e uma mulher foi morta por um guarda-roupa caindo. Mais de 1.500 pessoas foram transferidas por questões de segurança, a maioria delas turistas em ilhas ao largo da costa leste, enquanto tropas foram mobilizadas em algumas áreas em meio a temores de inundações.

A tempestade seguirá em direção à China, aproximando-se da cidade de Xangai, no leste do país, no final de semana, informou o departamento meteorológico.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!