Rússia fortalece laços com Coreia do Norte em diversas áreas

Ministra das Relações Exteriores norte-coreana elogia camaradagem durante visita a Moscou e convida Putin para visita oficial

Por Da Redação
Ás

Rússia fortalece laços com Coreia do Norte em diversas áreas

Foto: Reprodução

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou nesta quarta-feira (17), que a Rússia está intensificando suas relações com a Coreia do Norte em todas as áreas, inclusive aquelas consideradas "sensíveis". A declaração ocorre após a ministra das Relações Exteriores norte-coreana enaltecer os laços de camaradagem durante sua visita a Moscou e realizar raros encontros com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin. As informações são da CNN.

A Coreia do Norte convidou Putin para uma visita oficial, sinalizando uma aproximação ainda maior entre os dois países. Ao ser questionado sobre as conversas, Peskov destacou que, embora a situação na península coreana tenha sido discutida, o foco principal foi o desenvolvimento de relações bilaterais.

"A República Popular Democrática da Coreia é nosso parceiro muito importante, e estamos focados no desenvolvimento de nossas relações em todas as áreas, inclusive em áreas sensíveis", afirmou Peskov aos repórteres.

A aproximação entre Rússia e Coreia do Norte ocorre em um momento em que Putin enfrenta críticas internacionais pelo envio de tropas para a Ucrânia em 2022. As especulações sobre supostas entregas significativas de mísseis norte-coreanos à Rússia têm sido condenadas pelos Estados Unidos e aliados. Tanto Moscou quanto Pyongyang negam tais acusações, alegando que sua cooperação está em conformidade com os acordos internacionais.

A Rússia tem buscado reforçar a relação com a Coreia do Norte, incluindo os laços militares, que remontam a 1948 com o apoio da então União Soviética. Para Putin, essa aproximação não apenas fortalece seus laços com um importante aliado na região, mas também permite uma provocação sutil aos Estados Unidos e seus aliados asiáticos, ao mesmo tempo que garante um apoio significativo em termos de armamento para os esforços de guerra na Ucrânia, considerada por ele uma batalha existencial contra o Ocidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.