Rússia suspende envio de vacina Sputnik V ao Nordeste

Consórcio Nordeste aguardava lote de 1,1 milhão de doses do imunizante

[Rússia suspende envio de vacina Sputnik V ao Nordeste]

FOTO: Reprodução

O lote de 1,1 milhão de doses de vacina Sputnik V, contra a Covid-19, esperado pelos estados do Consórcio Nordeste, não chegará ao Brasil nesta quarta-feira (28). O cancelamento do envio do lote que inauguraria o uso da vacina no Brasil foi uma decisão do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), responsável por negociar a venda do antígeno. Por causa da mudança, o envio dos imunizantes está sem prazo definido. 

As vacinas chegariam no país sob o mecanismo chamado de importação excepcional e temporária, que permitiria a aplicação da vacina em 1% da população dos estados solicitantes, com uma série de restrições em relação ao quadro geral de saúde e faixa etária dos vacinados.

Na semana passada, os russos haviam pedido um prazo de 48 horas para reavaliar como ficaria o envio de doses diante da declaração do ministro da Saúde.

Ao todo, estão em jogo pelo menos 10 milhões de doses anteriormente garantidas pelo Ministério da Saúde e mais 37 milhões de aplicações negociadas diretamente pelos estados do Consórcio Nordeste, que agrupa os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A vacina Sputnik V é aplicada em duas doses. De acordo com seus desenvolvedores, o imunizante apresentou eficácia de 91,6% nas fases 3 de testes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Pleno do Tribunal de Justiça escolherá novo desembargador titular do TRE-BA em maio ]

Pedro Godinho, que atualmente é ouvidor regional eleitoral, tenta recondução ao cargo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!