Saiba como cuidar dos seus dentes para evitar o escurecimento dentário
O Farol da Bahia esclarece dúvidas relacionadas aos cuidados com os dentes e como evitar o escurecimento dentário

Foto: Divulgação
Quem nunca se questionou se o dente está escurecendo por conta de má alimentação ou até mesmo com o uso de alguns medicamentos? A Dra. Fátima Espinho, ortodontista e ortopedista funcional dos maxilares, explica quais os principais motivos medicamentos que contribuem para o escurecimento dos dentes: “Existe um tipo de antibiótico, a tetraciclina, que adere à dentina, a parte dura do dente, provocando manchas e enfraquecimento. Mas isso só acontece se o medicamento for tomado em grande quantidade e enquanto o dente está se constituindo", explica. A ortodontista já alerta, existem sim, medicamentos dessa classe que não provocam escurecimento do dente. “Hoje já se possui muitos medicamentos no mercado que não causam esse efeito colateral”, completa.
E para quem procura clarear os dentes com algum produto, é sempre bom procurar um dentista que use produtos bons, pois a duração do clareamento varia com a marca do produto. Hoje em dia temos o tratamento caseiro, que você encontra na internet, o tratamento a laser (feito no consultório odontológico), o interno (dentro do canal do dente afetado). Mas todos devem ter a orientação do dentista, alerta Dra. Fátima.
Outro assunto importante é saber quando levar os filhos ao dentista, qual seria a idade ideal? “Desde bebê. Deve ser levado ao dentista após o aparecimento do primeiro dentinho de leite, que acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Porém os cuidados da higiene bucal devem acontecer desde o nascimento. Higienizando a cavidade oral com uma gaze, limpando-a levemente”, explica a ortodontista.
Já em relação ao dente siso, aquele que dizem que nos torna mais “madura”, é necessário cuidado. Mas, você sabia que nem todas as pessoas tem o dente da “responsabilidade”? Segundo Dra. Fátima, o fato de o dente siso não existir, ainda não existe um estudo que enquadre o motivo. “Não diria que é um fator evolutivo. Há muitas especulações, mas pouca base científica. Poder ser genética, hereditária ou pode ter relação com os hábitos alimentares, entre outros”, afirma a especialista.
Fio dental antes ou depois da escovação?
Essa é uma dúvida muito comum. E a Dra. Fátima esclarece: “tanto faz, contanto que use”! Lembrando que para manter a saúde bucal, é ideal que a pessoa escove os dentes sempre depois das refeições, mais ou menos três vezes ao dia. Lembrando de nunca esquecer que a escovação é uma parte importantíssima do dia a dia.