Saiba como identificar se um boleto é verdadeiro ou falso

Veja como não cair em golpes envolvendo boletos com suspeita de fraudes

Por Da Redação
Ás

Saiba como identificar se um boleto é verdadeiro ou falso

Foto: Reprodução/Arquivei

Para evitar fraudes o Banco Central exige que todos os boletos sejam registrados, o que leva todos os boletos (inclusive os fraudulentos) a passarem pelo processo de registro, já que não é possível realizar o pagamento de um boleto que não passou por esse processo. Por meio do registro, o boleto é associado a informações como o nome e o CPF ou CNPJ do beneficiário.

Consultar esses dados é a única maneira realmente eficaz de detectar uma fraude. Sempre que você realizar o pagamento do boleto por um canal digital (como internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico), as informações do beneficiário devem ser exibidas na tela. Antes do registro obrigatório, era possível reconhecer alguns erros em documentos falsos mal elaborados.

Atualmente, entretanto, como todos os documentos passam pelo registro, eles tendem a ser idênticos ou muito difíceis de distinguir. Mas é graças ao registro que você pode perceber a fraude. Confira abaixo algumas dicas para evitar fraudes com boletos:

Pague direto pelo internet banking ou aplicativo

No seu internet banking ou aplicativo, deve haver uma seção para o Débito Direto Autorizado (DDA). Pelo DDA, você pode pagar os boletos registrados em seu CPF sem nem precisar do código de barra. Essa é a sua maior arma para arma para se defender de boletos falsos. Boletos que não foram registrados em seu CPF não aparecem no DDA, o que evita diversas fraudes.

Quando você realiza uma compra na internet, a loja deve registrar o boleto em seu CPF e o documento precisa constar no DDA, sem que você precise usar o número do boleto nem o código de barras. 

Para usar o DDA, o cliente deve procurar o banco e se cadastrar como "pagador eletrônico" para receber os boletos vinculados ao seu CPF. A não ser que você esteja pagando um boleto que está em nome de outra pessoa, ele deve constar no seu DDA.

Intermediadores de pagamento

Caso o boleto tenha sido gerado por uma intermediadora de pagamentos, o nome do beneficiário pode não aparecer corretamente. Se a intermediadora não cadastrar o nome do beneficiário ao emitir o boleto, essa informação não vai aparecer no canal de pagamento para ser conferida. Será mostrado apenas o nome da intermediadora. O que exige um cuidado redobrado.

Algumas intermediadoras possuem serviços específicos que permitem consultar o nome do beneficiário dos seus boletos. Ou seja: procurar a intermediadora para identificar o beneficiário pode ser uma saída. Especialmente em um primeiro pagamento ou compra, é melhor perguntar à loja ou prestadora de serviço se ela realmente usa a intermediadora que aparece como beneficiária.

Se não for possível confirmar o beneficiário do boleto ou a empresa não souber informar o nome da intermediadora que utiliza, desconfie. Não pague o boleto antes de ter certeza, pois o dinheiro pode acabar na conta de um criminoso.

Boletos por e-mail, promoções e descontos

Existem golpes em que os criminosos entram em contato com as vítimas, seja por e-mail ou por mensagens em aplicativos e redes sociais, para oferecer descontos e promoções. Eles então enviam um boleto para fechar o negócio, mas nunca entregam o que foi prometido. É comum que os golpistas se passem por agentes de instituições financeiras para oferecer descontos em dívidas.

Antes de prosseguir, entre em contato com a instituição financeira e questione se o suposto representante está realmente autorizado a realizar esse tipo de acordo. Em qualquer outro caso, inclusive com a aquisição de produtos ou serviços, será mais seguro fechar o negócio por meio de uma intermediadora de pagamento que ofereça serviços de proteção de compra. Não se deve acreditar em "descontos" que surgem de última hora e que servem de pretexto para um pagamento por boleto para um beneficiário diferente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário