Saiba em quais processos metabólicos o magnésio está presente e os sinais de que ele está baixo no corpo
A falta do mineral no corpo pode afetar a saúde no geral

Foto: Reprodução/Pixabay
O magnésio é um mineral considerado essencial para o bom funcionamento do corpo humano e está envolvido em mais de 300 processos metabólicos no organismo, seja na formação dos ossos, produção de energia nas células, manutenção da força muscular, entre outras. O nutriente também se tornou conhecido por ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Além disso, é encontrado em uma grande variedade de alimentos animais e vegetais, até mesmo na água. A suplementação é muito importante nos casos de deficiência, mas seu excesso pode causar diarreia, náusea e cólicas abdominais.
Kishan Vithlani, clínico geral do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e diretor médico da Qured, uma empresa britânica de medicina preventiva, em entrevista ao portal Express, do Reino Unido.
"O magnésio é um mineral essencial para músculos, nervos, ossos e controle dos níveis de açúcar no sangue. Se você não ingerir magnésio suficiente em sua dieta por um longo período, poderá correr um risco maior de problemas de saúde, como diabetes ou ritmo cardíaco irregular, que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame. Também pode aumentar a probabilidade de desenvolver osteoporose", afirmou o médico.
Ele ainda apontou quatro sinais de alerta de deficiência de magnésio: falta de apetite, contrações musculares e cãibras, sensação de fraqueza e rigidez e problemas de saúde mental.