• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Saiba o que é Tríduo Pascal e quais ritos a Igreja Católica celebra em preparação ao Domingo de Páscoa

Saiba o que é Tríduo Pascal e quais ritos a Igreja Católica celebra em preparação ao Domingo de Páscoa

Ao Farol da Bahia, o padre Edson Ferreira explica que a maior festa é realizada no domingo, quando Cristo retorna à vida

Por Emilly Lima
Ás

Saiba o que é Tríduo Pascal e quais ritos a Igreja Católica celebra em preparação ao Domingo de Páscoa

Foto: Reprodução/Arquidiocese de Salvador

Nesta quinta-feira, dia 6 de abril, os católicos em todo o mundo iniciam a celebração do Tríduo Pascal. Esse é um tempo que vai da tarde de hoje até a manhã do Domingo de Páscoa e envolve três grandes momentos em uma única celebração: a Ceia Pascal, a Instituição da Eucarístia e a Vigília Pascal.

Segundo o padre Edson Ferreira Menezes, da Paróquia Santa Rita de Cássia, o tríduo celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. São três dias de repletos ritos e celebrações que garantem aos cristãos a lembrança profunda dos fundamentos da fé em Cristo morto e ressuscitado.

O tríduo começa nesta quinta-feira e pode parecer que essa celebração dura quatro dias - porque se encerra no domingo -, se levar em conta a nossa tradição. Mas padre Edson explica que devemos levar em consideração a cultura judaica, onde para eles o dia começa quando as primeiras estrelas do céu surgem "Então, sendo assim, da quinta-feira à tarde à sexta-feira à tarde, nós temos um dia. Da sexta-feira à tarde ao sábado à tarde, nós temos o segundo dia. E do sábado à tarde para o domingo à tarde, vemos o terceiro dia", esclareceu.

O Tríduo Pascal envolve três momentos e eles são divididos entre esses dias:

Quinta-feira Santa

"No primeiro dia, Cristo se entrega na condição de servo da humanidade. Ele se entregou até a morte. É quando fazemos memória da Ceia do Senhor. Essa missa tem um tom festivo, mais referendo, nós enfeitamos a Igreja e fazemos uma verdadeira festa porque é a Instituição da Eucarístia. Na missa se toca a sineta, depois temos a matraca, para que os fiéis lembrem do sofrimento e do luto. Neste dia também temos um momento do lava-pés, onde Jesus faz esse gesto de amor e lava os pés dos seus apóstolos. Aprendemos que se Jesus não morresse por nós, nós não teríamos a esperança de alcançar n'Ele a vida eterna"

Sexta-feira da Paixão

"O segundo dia, é um dia de muito silêncio. Na Sexta da Paixão a Igreja não realiza a celebração da eucaristia". É quando os fiéis são convidados a contemplar Jesus na cruz e refletir sobre o amor d'Ele por nós.

Sábado Santo

"No Sábado Santo temos a Vigília Pascal, que acontece à noite, onde celebramos a vitória de Cristo. Nesta celebração, também temos a bênção do fogo novo, quando o Círio Pascal é aceso e realizamos crismas. Mas a vela também fica exposta e acesa durante as outras missas. Na madrugada do domingo, já celebramos a vitória de Cristo sobre a morte. Embora cada celebração tenha um significado, elas estão ligadas a contemplar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Para nós cristãos, a maior festa da Igreja é a festa da Páscoa, que temos a ressurreição".

Maior festa é o Domingo da Páscoa

Apesar de ser um tempo de reflexão muito conhecido entre os fiéis e alguns pagãos, como se chamam as pessoas que não são batizadas na igreja e não seguem os conceitos das religiões, padre Edson destaca que as pessoas ainda precisam entender que a maior festa é realizada no Domingo de Páscoa.

"Precisamos entender que a maior festa é a festa da Páscoa e às vezes no domingo, que realmente é a festa, em alguns lugares, as pessoas não vão, infelizmente", disse o padre Edson Ferreira Menezes.

O pároco também fez uma crítica às pessoas que não respeitam a sexta-feira, data em que marca a morte de Cristo. "Em muitos lugares a cultura pagã está crescendo muito e na Sexta-feira da Paixão, onde deveríamos lembrar daquele que é o filho de Deus, que se sacrificou para nos salvar e nos dar a vida eterna, as pessoas fazem baba de saia, festejando. Estão perdendo o sentimento cristão que todos nós deveríamos viver", pontuou.

Dicas para viver o tempo pascal mais intensamente

O padre Edson destacou que, muitos dos fiéis, participam das celebrações sem compreender o motivo de cada rito e, ajudá-los a viverem esse tempo mais intensamente, o sacerdote fez algumas recomendações:

1. Ter consciência de que somos filhos de Deus neste mundo;

2. Ter consciência de que somos cristãos católicos e que temos obrigações perante Deus e perante a igreja da comunidade, perante a igreja particular e perante a igreja universal apostólica e romana;

3. Se aprofundar e ler a palavra de Deus. Conhecer a tradição da igreja, sua doutrina e magistério;

4. Viva bem a quaresma com uma vida de oração, penitência, jejum e abstinência. É importante fazer um exame de consciência e se arrepender dos seus pecados.

"Quando a gente recebe uma visita em casa a gente faz uma faxina e prepara a casa para receber alguém. Então, esse tempo também é para isso, para a gente limpar o nosso coração e nos prepararmos para celebrar essa grande festa que é a Páscoa. Precisamos viver a Semana Santa de verdade", orientou o padre. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.