Seleção Brasileira Feminina se prepara para a Copa num resort em Portugal

Em hotel cinco estrelas na região de Algarve, seleção concentra para a estreia dia 9, contra a Jamaica

[Seleção Brasileira Feminina se prepara para a Copa num resort em Portugal ]

FOTO: Penina Hotel & Golf Resort - Foto: CBF

A Seleção Brasileira Feminina concentra desde o dia 22 de maio para a Copa do Mundo na França,  exatos 19 dias antes do início do torneio, quando enfrenta a Jamaica em 9 de junho, no estádio Stade des Alpes. Isso pode parecer algo normal envolvendo preparação de atletas para competições como esta, mas não no caso do time feminino. É a primeira vez que a CBF realiza um planejamento que permite uma aproximação das atletas com o local dos jogos da Copa.

Na disputa do Mundial em 2005, A Seleção Feminina teve que viajar do Brasil no dia 4 de junho para chegar a Montreal, no Canadá, onde estrearia na competição. Isso contando que a competição iria se iniciar já no dia 9. No total, foram quatro dias para se preparar para o jogo de abertura, contra a Coréia do Sul. O período de treinamento foi realizado no CT da CBF em Itu, município do estado de São Paulo.

Talvez percebendo que isso poderia prejudicar o desempenho da equipe na conquista de um título inédito, a CBF, desta vez, optou por uma preparação mais organizada. A equipe do técnico Vadão viajou com 20 dias de antecedência para a cidade praiana de Portimão, na região de Algarve, em Portugal. A estrutura de acomodação, aparentemente, é mais satisfatória.

Penina Hotel & Golf Resort

O hotel destinado as jogadoras é um resort confortável e tranquilo. O espaço é rodeado pelo verde da natureza, além de uma exuberante piscina.  

Fundado em 1966, o Penina Hotel & Golf Resort é um hotel cinco estrelas, com 3,6 mil metros quadrados, que recebe muitos golfistas e apreciadores do esporte. É reconhecido por já ter recebido um grandes nomes do golfe mundial, Henry Cotton, jogador inglês de golfe e vencedor das temporadas de 1934, 1937 e 1948 do Open Championship (Aberto Britânico de Golfe), torneio mais antigo da modalidade no mundo.

O espaço também possui um campo de futebol e academia. As diárias mais baratas do local, segundo sites de reserva, giram em algo em torno de R$ 800. O interessante é que mesmo diante dessa estrutura, o local principal onde ocorre os treinamentos físicos não é no resort, apesar da comissão técnica realizar alguns trabalhos específicos e táticos por ali também.

O quarto andar é exclusivo da Seleção Brasileira e a delegação. Além de dispor de quartos, foi improvisado um espaço referente ao Departamento Médico, onde as atletas vem tratando suas lesões, exemplo de Marta, que está tratando uma lesão no músculo da coxa esquerda.

Estádio Municipal de Portimão

O campo oficial de treinamento das jogadoras é o estádio do Portimonense, que é estruturado para um clube modesto, com tamanho pequeno, porém portador de estrutura moderna ­e bem cuidada. O gramado é um tapete de tão verde.

Estádio Portimonense - Foto: CBF

A CBF acertou um acordo com o Portimonense Sporting Club, equipe principal de futebol de Portugal, e por conta disso, vem utilizando a estrutura para os treinamentos. Dispostas de uma academia completa no CT e em campo, as jogadoras tem duas possibilidades locais para realizar seus trabalhos físicos. O pensamento da Confederação foi adaptar as jogadoras ao clima do verão europeu e ao fuso horário, isso porque seis das 23 convocadas atuam no Brasil. 

A estadia no local iniciou dia 22 de maio e irá durar até o dia 5 de junho, quando a Seleção viaja pra Grenoble, local de estreia na Copa.


Comentários