Saiba quem foi Tiradentes e porque hoje é feriado

Herói da Inconfidência Mineira é recordado nesta quinta-feira, 21

Por Da Redação
Ás

Saiba quem foi Tiradentes e porque hoje é feriado

Foto: Acervo do Museu Paulista / USP

Dia 21 de abril é data para marcar no calendário e para muitos curtir o feriado. Neste ano, a comemoração é porque o feriado caiu em uma quinta-feira e isso significa que muita gente vai "enforcar" a sexta e emendar com o final de semana.

Mas a verdade é que a data é uma homenagem ao primeiro herói brasileiro, José da Silva Xavier, que foi enforcado e teve seu corpo esquartejado pelo império, devido ao seu envolvimento com a inconfidência mineira. O dia é comemorado desde 1965, quando o presidente Castelo Branco concedeu o título de "Patrono da Nação Brasileiro" a Tiradentes.

O que foi a inconfidência?

Vale voltar no século 18, quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. Naquele período, o país conheceu os primeiros movimentos organizados em busca da independência em relação a Portugal.

Na região de Minas Gerais, rica em ouro e diamantes, o garimpo era um dos principais vetores econômicos, responsável pela arrecadação de grandes impostos para coroa. Contudo, os minerais foram se tornando escassos e Portugal passou a arrecadar bem menos. Assim, acreditando que se tratava de sonegação, o governo português aumentou os impostos aos brasileiros daquela região, gerando revolta entre a população e assim surgiu o movimento da Inconfidência Mineira.

Mas quem foi Tiradentes?
José da Silva Xavier era militar de patente baixa e recebeu o apelido de Tiradentes por também ser dentista. Durante a Inconfidência Mineira, ele ficou responsável por convencer outras pessoas a se juntarem ao movimento.

Quando a coroa portuguesa condenou os inconfidentes, Tiradentes teve a forca como destino. Além de ter seu corpo esquartejado e exposto em praça pública para servir como exemplo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.